Caro irmão e irmã,

Imagine uma centenária e frondosa árvore que, ao longo dos anos, foi produzindo, sombra, flores, frutos, abrigo para tantos pássaros e pequenos animais. Um grande galho durante todo este tempo ali esteve, participando da exuberância da árvore, do tronco recebendo seiva e retornando ao frutificar. Mas, um dia, o ramo pensou:

– Por que preciso estar ligado a esta árvore? Já tenho muita experiência e sou muito forte. Posso, por mim mesmo frutificar.

E resolveu desligar-se da árvore. De início, ele não percebeu, mas a vida começou a morrer dentro dele. Foi quando, estupefato, notou que começara a secar, a perder o vigor. Jesus disse que “o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim” (Jo 15, 4b).

A devolução do Dízimo à Casa de Deus é uma forma de retornar o que Deus tem nos dado. No entanto, ninguém pense que, por si, pode frutificar sem Ele. O bom é saber que, diferentemente do galho que não pode retornar à árvore, nós podemos se assim nos dispusermos. É o seu caso? Volte hoje mesmo. Já tem uma aliança com Ele? Permaneça firme, sem jamais desanimar.

Deus abençoe você e o Dízimo que, conscientemente, você devolve em nossa Paróquia!