28º Dia: Sábado, 27 de abril
ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO
Medite: Hoje eu começo nossa meditação de uma forma diferente: antes de citar o texto das Escrituras que sempre nos inspira, faço essa pequena introdução para que ajude a contemplar a Palavra que nos será dirigida. Trata-se de um trecho do Livro da Sabedoria. Como é sabido, Deus Espírito Santo ainda não havia sido revelado, como tal, no Antigo Testamento, mas é claro que Ele agia em todas as almas abertas à sua visitação.
Em especial, nos chamados “Livros Sapienciais”, Ele é personalizado na Sabedoria. No texto que proponho, fica muito claro que os atributos da Sabedoria são como que um retrato da Pessoa do Espírito Santo.
Tome sua Bíblia e leia o texto proposto! Essa deve ser sua primeira ação orante. Após isso, leia a adaptação que coloco nessa meditação, substituindo o vocábulo “Sabedoria” pelo “Espírito Santo”. Tenho certeza que você fará uma bela experiência do Espírito Santo ao ler dessa forma, mas faça-o conjugado com a leitura do texto original. Ao substituir o termo “Sabedoria” pelo “Espírito Santo”, coloco em negrito para acentuar a mudança.
Nos próximos dias vamos meditar em alguns desses atributos que aqui aparecem.
Inspire-se: “Há no Espírito Santo, com efeito, um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, penetrante, puro, claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre, benéfico, benévolo, estável, seguro, livre de inquietação, que pode tudo, que cuida de tudo, que penetra em todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis. Mais ágil que todo o movimento é o Espírito Santo, Ele atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ele é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-poderoso; assim mancha nenhuma pode insinuar-se n’Ele. É Ele uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade. Embora único, tudo pode; imutável em si mesmo, renova todas as coisas. Ele se derrama de geração em geração nas almas santas e forma os amigos e os intérpretes de Deus, porque Deus somente ama quem vive com o Espírito Santo! É Ele, com efeito, mais belo que o sol e ultrapassa o conjunto dos astros. Comparado à luz, Ele se sobreleva, porque à luz sucede a noite, enquanto que, contra o Espírito Santo, o mal não prevalece. Ele estende seu vigor de uma extremidade do mundo à outra e governa todas as coisas com felicidade.” (Sb 7, 22 – 8, 1*adaptado)
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo: Espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil.
- Segunda Dezena: Espírito Santo: Espírito, móvel, penetrante, puro, claro.
- Terceira Dezena: Espírito Santo: Espírito inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre.
- Quarta Dezena: Espírito Santo: Espírito benéfico, benévolo, estável, seguro, livre de inquietação.
- Quinta Dezena: Espírito Santo: Espírito que pode tudo, que cuida de tudo, que penetra em todos os espíritos.
Guarde: Todos os atributos do Espírito Santo são igualmente aplicados ao Pai e ao Filho.
29º Dia: Domingo, 28 de abril
HÁ NO ESPÍRITO SANTO…
Inspire-se: “Há no Espírito Santo, com efeito, um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, penetrante, puro, claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre, benéfico, benévolo, estável, seguro, livre de inquietação, que pode tudo, que cuida de tudo, que penetra em todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis.” (Sb 7, 22-23)
Medite: O convite nesse dia é simplesmente para você contemplar. Pare em cada palavra que o texto sagrado apresenta. É assim a presença do Espírito Santo em sua vida, no seu interior. Que amigo delicado e amoroso. Quanta luz e harmonia Ele comunica ao nosso espírito. Não é uma sensação ou emoção; não é uma impressão ou sugestão; é a realidade mais íntima que podemos viver e experimentar. Pouco a pouco, pausadamente, vá proclamando a Palavra. Deixe-se por ela tocar. Deixe que o próprio Espírito Santo se apresente a você e o conduza a essa intimidade. N’Ele descanse. Só importa isso: deixar-se cativar e cultivar pelo Ruah de Deus!
Termine por fazer as invocações, também de forma pausada e concentrada.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, meu doce amigo.
- Segunda Dezena: Espírito Santo, que penetras todas as coisas.
- Terceira Dezena: Espírito Santo, meu companheiro de todas as horas.
- Quarta Dezena: Espírito Santo, que cuidas de mim.
- Quinta Dezena: Espírito Santo, luz que tudo ilumina.
Guarde: O Espírito Santo é mais íntimo de mim, do que sou de mim mesmo!
30º Dia: Segunda, 29 de abril
O MOVER LUMINOSO DO ESPÍRITO
Inspire-se: “Mais ágil que todo o movimento é o Espírito Santo, Ele atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ele é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-Poderoso assim mancha nenhuma pode insinuar-se n’Ele.” (Sb 7, 24-25)
Medite: Medite nesse mover invisível do Espírito que perpassa todos os seres. É fonte de toda energia, mas não se confunde com ela. Não pode ser mensurável nem apreendido, mas está presente em todos os seres. Está em todos os estados de alma do ser humano, deixa seus rastros de luz, mas não se contamina com o mal e nem é tocado pelas trevas. Por isso, o Espírito Santo, ao iluminar a consciência, nunca a acusa, mas aponta o caminho da redenção, da superação. A Palavra diz que nenhuma mancha pode n’Ele insinuar-se.
O que se dá em todo o universo, pela ação do Espírito, dá-se em você também: a irradiação límpida da glória de Deus cobre o seu Ser e tem o poder de acalmar as ondas tempestuosas que, porventura, o assolam. Pare, respire e participe conscientemente do mover do Espírito em você.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Move-te em mim, Espírito Santo.
- Segunda Dezena: Tua luz penetre cada instância em meu Ser.
- Terceira Dezena: Vence, em mim, toda ação da escuridão.
- Quarta Dezena: Divino Espírito, acalma minhas tempestades, sereniza meu interior.
- Quinta Dezena: Confio em ti, descanso em ti, espero em ti, Espírito Santo.
Guarde: O mover do Espírito sempre deixa seus rastros de luz!
31º Dia: Terça, 30 de abril
O ESPÍRITO SANTO ESPELHO SEM MANCHA
Inspire-se: “É Ele uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade. Embora único, tudo pode; imutável em si mesmo, renova todas as coisas.” (Sb 7, 26-27ª)
Medite: O espelho nos devolve à consciência de nossa própria imagem. Você certamente já ouviu ou usou esta expressão: “se olhe num espelho” ou “vê se te enxerga”, para alertar a pessoa sobre algo que ela está fazendo sem ter noção propriamente do quê ou se vive ou age sem consciência de si mesmo. E muitas vezes é o que a gente realmente precisa: olhar-se no espelho, mas olhar-se, de verdade, mesmo!
O Espírito Santo é um espelho que não mente, mas também não acusa. O que Ele quer refletir em nós é a imagem à qual fomos criados: imagem e semelhança de Deus. Se assim nos colocarmos diante d’Ele, veremos o que em nós não está conforme o Plano que Deus nos preparou, mas também mostrará o potencial que poderá ser desenvolvido pela ação de sua divina graça.
Se você olhar e perceber o quão distante está, lembre-se do que o mesmo versículo diz: Ele tudo pode, Ele renova todas as coisas. Você pode ser renovado, você pode refletir a glória de Deus em sua vida!
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, Espelho da atividade de Deus.
- Segunda Dezena: Restaurai em mim a imagem e semelhança de Deus à qual fui criado.
- Terceira Dezena: Creio, Espírito Santo, que tudo podes, que tudo iluminas com tua luz.
- Quarta Dezena: Tu renovas todas as coisas. Tu me renovas.
- Quinta Dezena: Divino Espírito, Tu és bom o tempo todo. Obrigado.
Guarde: O Amor é que nos caracteriza como imagem e semelhança de Deus!
32º Dia: Quarta, 1º de maio
FORMA OS AMIGOS DE DEUS
Inspire-se: “Ele se derrama de geração em geração nas almas santas e FORMA OS AMIGOS e os intérpretes de Deus, porque Deus somente ama quem vive com o Espírito Santo!” (Sb 7, 27b-28)
Medite: Não há como ler esse versículo e não se lembrar de Jesus ao dizer: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quando ouvi de meu Pai” (Jo 15, 15). Se Jesus é Aquele que nos chama e constitui amigos, o Espírito Santo é quem vai modelando no interior do discípulo essa amizade. E não há amizade sem intimidade, proximidade, escuta, parceria, cumplicidade, compromisso, respeito, pertença… e assim por diante. Tudo isso, o Espírito Santo vai operando na vida daquele que se deixou atrair pelo Mestre e se coloca no caminho do Discipulado.
Novamente, chamo sua atenção para a força dessa expressão: amigos de Deus! Entre nós, parece ser algo tão grande quando alguém diz que é amigo de uma determinada pessoa muito rica ou famosa ou poderosa. Causa espanto e até uma certa inveja. Pois bem, e alguém que é “amigo de Deus”? Não é para se sentir inveja, mas que privilégio, ou melhor dizendo, que graça é essa de sermos amigos d’Aquele que é o Senhor de todo Universo. Deseje, portanto, essa amizade! É isso que o Espírito Santo faz em nossa vida. Alegre-se por essa maravilhosa graça e seja amigo d’Aquele que o constitui e o forma como amigo!
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, Amigo mais íntimo de minha alma.
- Segunda Dezena: Obrigado por tua amizade. Quero nela crescer mais e mais.
- Terceira Dezena: Não quero nunca trair e nem me afastar dessa divina amizade.
- Quarta Dezena: Espírito Santo, leva-me ao mais profundo do Coração de Jesus.
- Quinta Dezena: Mãe Santíssima, intercede por mim e pelos meus.
Guarde: Deixar-se formar como amigo, pelo Espírito Santo, é conformar-se à Vontade do Divino Amigo!
33º Dia: Quinta, 02 de maio
FORMA OS INTÉRPRETES DE DEUS
Inspire-se: “Ele se derrama de geração em geração nas almas santas e forma os amigos e os INTÉRPRETES DE DEUS, porque Deus somente ama quem vive com o Espírito Santo!” (Sb 7, 27b-28)
Medite: Para entender a perspectiva desse derramar do Espírito sobre as “almas santas”, considere a meditação que fizemos sobre o “Espírito de Santidade” ou santificação. Mas quero chamar sua atenção, aqui, sobretudo quando se fala da ação do Espírito Santo como Aquele que forma os “intérpretes de Deus”. Vejamos o que diz o Dicionário: “Interpretação é um substantivo feminino que caracteriza a ação ou efeito que estabelece uma relação de percepção da mensagem que se quer transmitir, seja ela simultânea ou consecutiva, entre duas pessoas ou entidades.” O intérprete não é um simples tradutor. A Bíblia não é uma tradução do jeito de Deus ser, mas é a revelação de Deus em meio às circunstâncias concretas das pessoas que viveram num determinado tempo e lugar e como perceberam que Deus agia.
O intérprete não tem sua personalidade anulada, mas estabelece uma relação não apenas com o conteúdo a ser transmitido, mas com Aquele que origina a mensagem, no caso, Deus! O verdadeiro intérprete de Deus é aquele que, em sintonia com o Espírito Santo, manifesta como Deus está falando e agindo num determinado momento. Da mesma forma, pense no intérprete como um músico que irá executar uma determinada obra. Ele irá seguir a partitura, mas dará a sua nota particular. Pense, por exemplo, nos Evangelistas. Cada um escreveu o Evangelho, mas o acento que cada um dá à vida e mensagem de Jesus é peculiar.
Somos chamados a ser “intérpretes de Deus” nesse mundo onde há tanta indiferença aos sinais que Ele dá e, ao mesmo tempo, onde existe tantos que reivindicam o título de “tradutores de Deus”, ou seja, julgam-se donos da verdade, inspirados diretamente pelo Todo-Poderoso, desprezando a tudo e a todos. Certamente não são guiados pelo Espírito.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Vem Espírito Santo e abre meus sentidos para que eu perceba teus sinais.
- Segunda Dezena: Que eu seja canal da tua Verdade em meio ao mundo.
- Terceira Dezena: Inspira-me no que devo falar, quando devo me calar, como devo agir.
- Quarta Dezena: Em tudo, dá-me o Dom do Discernimento, Divino Espírito.
- Quinta Dezena: Mãe Santíssima, partilha comigo um pouco de tua sabedoria.
Guarde: Só Jesus é o tradutor de Deus! Todo discípulo deve ser um intérprete!
34º Dia: Sexta, 03 de maio
O MAL NÃO PREVALECE
Inspire-se: “É Ele, com efeito, mais belo que o sol e ultrapassa o conjunto dos astros. Comparado à luz, Ele se sobreleva, porque à luz sucede a noite, enquanto que, contra o Espírito Santo, o mal não prevalece.” (Sb 7, 29-30)
Medite: Em diversos momentos já falamos sobre o Espírito Santo como Luz e como seus raios vêm a nós de tantas formas. Contemplemos hoje o Espírito Santo em relação ao mal. Perceba que o texto bíblico diz que sobre o Espírito Santo (a Sabedoria, textualmente) o mal não prevalece. Veja que não diz que o mal é anulado. Ainda não é o tempo do mal ser anulado, mas de ser combatido e vencido e, consequentemente, de proclamar de que ele não prevalecerá sobre o poder de Deus, o Espírito Santo.
Você também se confrontará com o mal muitas vezes. Até terá a impressão de que ele vai tomando conta e está prestes a derrotar você, mas mantenha-se firme, pois ele não prevalecerá. É promessa da Palavra e a Palavra não engana. Atesta-nos, ainda, o escritor sagrado: “Vós, filhinhos, sois de Deus, e os vencestes, porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo 4, 4; 5, 4).
Por outro lado, é preciso que se assuma a autoridade que o Espírito dá, proclamando a vitória sobre o mal, sobretudo na vida mental, porque ali é o principal campo de batalha e é onde ele tenta prevalecer, minando nossa resistência. Esteja atento pois, e abrace em sua vida o que a Palavra declara!
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Sobre ti, Espírito Santo, o mal não prevalece.
- Segunda Dezena: Reveste minha mente com tua luz para que eu vença toda força contrária.
- Terceira Dezena: Declaro nulas todas as investidas do mal contra minha vida.
- Quarta Dezena: Tu és, Espírito Santo, a Luz que vence toda escuridão.
- Quinta Dezena: Mãe Santíssima, defende-me das armadilhas do maligno.
Guarde: Se você vive no Espírito, o mal nunca prevalecerá contra você!
35º Dia: Sábado, 04 de maio
ESPÍRITO DE FELICIDADE E VIGOR
Inspire-se: “Ele estende seu vigor de uma extremidade do mundo à outra e governa todas as coisas com felicidade.” (Sb 8, 1)
Medite: Não deixo de achar curiosa essa elucidação sobre a forma como o Espírito Santo governa todas as coisas: a felicidade! Não é um termo muito comum às Escrituras, sobretudo no Antigo Testamento. Mesmo no Novo Testamento, esse conceito aparece de uma forma não muito corrente naqueles dias bíblicos e, muito menos, em nossos dias: como bem-aventuranças (Mt 5, 1-12). Aliás, ao falar sobre felicidade, você realmente se lembra das bem-aventuranças como critério para se perguntar se você é feliz ou não? Creio que não estarei errado se disser que uma grande parte dos cristãos, ao serem inquiridos sobre a felicidade, não levará em conta o que Jesus aponta como critério para ser feliz.
Ontem, eu, ao orar, pedia uma Palavra ao Senhor diante de uma situação pessoal e, ao abrir a Bíblia, veio exatamente as bem-aventuranças. E eu não tinha percebido que o tema “felicidade” seria abordado a partir do texto da Palavra, na meditação de hoje. Para mim, é uma confirmação da Palavra que recebi, também me questionando se coloco como horizonte de felicidade em minha vida o que o Mestre apresenta.
Pois bem, esse é o jeito – a felicidade – do Espírito Santo governar o Universo e não poderia ser diferente do que Jesus viveu e ensinou. E ainda mais: Ele comunica vigor, sim, renovado vigor que também é para você, para todas as áreas de sua vida. Medite, então, sobre estes dois termos que as Escrituras nos entregam hoje: felicidade e vigor. Eles são inseparáveis! É só você olhar para sua vida: quanto mais você estiver feliz, maior vigor sentirá tomando conta do seu ser.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, Espírito de felicidade e vigor, vinde a mim.
- Segunda Dezena: Faz-me feliz nas trilhas que Jesus nos deixou.
- Terceira Dezena: Renovai o vigor em todas as áreas de minha vida.
- Quarta Dezena: Espírito Divino, que eu não me afaste das sendas do Mestre.
- Quinta Dezena: Ó Bem-Aventurada Virgem Maria, rogai por nós.
Guarde: Não existe felicidade e, consequentemente, vigor, sem a vivência das Bem-Aventuranças!
Clique na numeração baixo para ir para a próxima página de orações