8º Dia: Domingo, 07 de abril
O SANTO ESPÍRITO
Inspire-se: “‘Verdadeiramente’ – dizia de si para si –, ‘aqueles são meu povo, filhos que não me renegarão.’ E tornou-se seu salvador em todas as suas aflições. Não era um mensageiro nem um anjo, mas sua própria face que os salvava. No seu amor e na sua ternura Ele mesmo os livrava do perigo. Durante o passado sustentou-os e amparou-os constantemente. Mas revoltaram-se, ofenderam seu Santo Espírito, desde então tornou-se inimigo deles, e lhes fez guerra. Então, se lembraram dos dias de outrora, de Moisés, seu servo. Onde está aquele que tirou dos céus o pastor de seu rebanho? Onde está aquele que pôs nele seu Santo Espírito?” (Is 63, 8-11); “Porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias”. (At 1, 5)
Medite: Eu quis citar um trecho mais extenso do Profeta Isaías ao falar do “Santo Espírito”, para poder destacar a ação de Deus em nossas vidas e como somos insubordinados, mesmo quando Ele cuida de nós. Por vezes, um espírito de rebeldia nos leva para longe, nos indispõe diante, até mesmo, do cuidado providente que Deus quer estender sobre nossa vida, cheio de amor e ternura. Mas a rebeldia gera revolta e a revolta renega o que é bom, reivindicando uma autonomia desastrosa que só gera morte. Se queremos sair desse ciclo, é necessário que sejamos mergulhados, “batizados” no Espírito Santo para superar toda rebeldia e revolta.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Perdoa-me, Espírito Santo, por toda rebeldia.
- Segunda Dezena: Perdoa-me por toda insubordinação diante do teu amor.
- Terceira Dezena: Renova-me, Espírito Santo, com ternura e amor.
- Quarta Dezena: Mergulha-me nas tuas águas e faz-me renascer.
- Quinta Dezena: Vem Santo Espírito. Vem e permanece em mim.
Guarde: Quero ser dócil a todas as moções do Espírito Santo.
9º Dia: Segunda, 08 de abril
PARÁCLITO
Inspire-se: “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.” (Jo 14, 16); “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14, 26); “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de mim.” (Jo 15, 26)
Medite: “A palavra grega “parakletos” é uma palavra usada no judiciário antigo para uma pessoa que auxilia o acusado. Sua tarefa era fornecer assistência jurídica. O paráclito era, portanto, um defensor, um advogado, ou seja, um intercessor, um ajudante.
Na palavra paráclito há outro significado muito importante: o consolador. O Paráclito, portanto, é o Espírito Santo. Ele nos sustenta no caminho da fé. Ele nos justifica, enquanto Satanás nos acusa. Finalmente, o Espírito Santo nos consola e não permite que nos entreguemos ao desespero ou ao desânimo. Tantos significados ocultos na palavra “paráclito” refletem bem o amor de Deus pelo homem” (aleteia.com).
Satanás nunca desiste de acusar e o faz e o fará sempre, sobretudo quando você estiver fortalecendo os valores do Reino, dando testemunho de sua fé e fazendo o bem para as pessoas. Invoque, pois, o Espírito Santo para que o defenda desses ataques. Não há advogado melhor e nem mais eficaz que Ele. Junto a isso, trará ao seu coração a consolação que precisa. E a consolação do Espírito nunca é um “paninho quente” sobre as feridas, mas bálsamo eficaz para a alma.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, meu Advogado e Consolador.
- Segunda Dezena: Defendei-me dos ataques do maligno.
- Terceira Dezena: Fortalecei-me em todas as lutas, Espírito Santo.
- Quarta Dezena: Consolai-me em minhas tristezas, curai as minhas feridas.
- Quinta Dezena: Vinde, Paráclito. Vinde, Espírito Santo.
Guarde: O Espírito Santo é meu defensor em cada momento!
10º Dia: Terça, 09 de abril
O INTERCESSOR
Inspire-se: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.” (Rm 8, 26-27)
Medite: O intercessor é aquele que liga duas realidades, dois pontos. A intercessão é a convergência, o ponto de encontro que possibilita a circulação entre uma realidade e outra. Sendo o Espírito Santo o Intercessor, é Ele quem faz com que a natureza divina penetre em nossa humana natureza e, da mesma forma, faz com que nossa frágil natureza participe da natureza divina. Lembre-se que foi o Espírito Santo a gerar Jesus no ventre da Mãe Santíssima. Não existe, portanto, para quem vive no Espírito, rua ou túnel sem saída; não existe abismo sem fundo e nem problema sem solução. Tudo, no Espírito, converge para que o Poder de Deus transforme as realidades. Aliás, essa é a sequência do versículo citado acima: “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios” (Rm 8, 28).
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Vinde, Espírito Santo, meu doce Intercessor.
- Segunda Dezena: Pedi por mim, porque sou pobre e frágil.
- Terceira Dezena: Espírito Santo, fazei fluir em mim a vida divina.
- Quarta Dezena: Eu não sei orar como convém. Orai em mim.
- Quinta Dezena: Espírito Santo, iluminai a todos por quem oro.
Guarde: Não existe túnel sem saída para quem confia no Espírito Santo!
11º Dia: Quarta, 10 de abril
ESPÍRITO DE VIDA
Inspire-se: “A Lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.” (Rm 8, 2.11)
Medite: Tudo que é tocado pelo Espírito vive e toda vida participa do Ser do Vivente e é d’Ele expressão, dos maiores aos menores, dos mais elaborados aos mais simples em sua constituição, porque Ele é a origem de todos os seres. Mas só no ser humano essa vida é para sempre, ainda que possa, supostamente – na condenação eterna – ser uma “vida na morte”. Para que seja vida plena e eterna é que Jesus entregou-se por nós, na Cruz. O Espírito Santo é quem aplica em nós a obra redentora de Cristo, instituindo uma nova Lei, onde a morte – a Lei do pecado – já não domina, mas é vencida pela Graça, é ressurreição. Agradeça, pois, por você se tornar participante, pela ação da Graça, dessa vida plena, não só depois da morte, mas presentemente. É herança para o tornar vencedor. Creia!
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, Espírito de vida em plenitude.
- Segunda Dezena: Renovai em mim a fé naquilo que já me comunicastes.
- Terceira Dezena: Na Graça, pela Graça e para a Graça eu sou liberto.
- Quarta Dezena: Espírito Santo, tirai de mim todo medo da morte.
- Quinta Dezena: Eu creio, mas aumentai a minha fé.
Guarde: No Espírito Santo, sou herdeiro da Vida!
12º Dia: Quinta, 11 de abril
ESPÍRITO DE ADOÇÃO
Inspire-se: “Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, contanto que soframos com Ele, para que também com Ele sejamos glorificados.” (Rm 8, 15-17)
Medite: Procuramos tantas coisas, corremos atrás de tantas ilusões. Perdemo-nos, esvaziamo-nos, frustramo-nos e, ainda, culpamos a Deus por não olhar por nós. Somos como crianças lamurientas que não se acham amadas por seus pais porque lhes negaram algo que queriam muito. Reclamamos, lamentamos, lamuriamos!… E desconhecemos que a maior dádiva que poderia nos ser legada já o foi em Cristo Jesus, pelo Espírito Santo: fomos feitos filhos no Filho! Acostumamo-nos tanto a chamar Deus de Pai que perdemos o alcance não só da palavra, mas da realidade espiritual que isso implica. Você pode até se sentir mal-amado em algum momento – talvez fruto de um condicionamento psíquico – mas nunca desacredite do que Deus já declarou a seu respeito: pelo Batismo você foi adotado como filho, tornou-se herdeiro de Deus-Pai e coerdeiro em Cristo Jesus. Que o Espírito Santo renove em seu interior essa convicção.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Filho no Filho, adotado no Amor. Muito obrigado.
- Segunda Dezena: Espírito Santo, sei que clamas em mim: Abba, Pai.
- Terceira Dezena: Em Cristo Jesus, sou herdeiro da vida ilimitada e plena.
- Quarta Dezena: Perdão, Espírito Santo, por toda ingratidão.
- Quinta Dezena: Nada nem ninguém roubará a herança que é minha em Cristo Jesus.
Guarde: Sou filho de Deus, essa é a maior graça que recebi!
13º Dia: Sexta, 12 de abril
ESPÍRITO DE JESUS CRISTO
Inspire-se: “Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é d’Ele.” (Rm 8, 9); “Ao chegarem aos confins da Mísia, tencionavam seguir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.” (At 16, 7); “Pois sei que isto me resultará em salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo.” (Fp 1, 19)
Medite: Quando se pergunta sobre o “espírito” de alguma obra, na verdade está se perguntando sobre a sua razão de ser, o seu objetivo, o seu modus operandi. E certamente esse “espírito” vai se comprovar à medida que se observa a prática concreta de tal obra. Da mesma forma, quando se fala do “Espírito de Jesus Cristo”, é só observarmos o que Ele dizia e como Ele agia. Em nossa vida e em nossas obras nem sempre há uma equivalência total entre nosso ideário e nossa prática, mas, em Jesus, não havia nenhum hiato entre ambos: o Amor sempre foi a nota única entre suas palavras e suas obras. Contemplar o Espírito de Jesus é, portanto, pedir a Ele que crie também em nós essa unidade a partir do Amor. A isso se chama conversão!
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, Espírito de Jesus.
- Segunda Dezena: Converte-me do egoísmo e orgulho.
- Terceira Dezena: Integra-me na força e inspiração do Amor.
- Quarta Dezena: Socorre-me em minhas tantas fraquezas, Espírito Santo.
- Quinta Dezena: Sem ti, cego, eu só posso errar.
Guarde: Só no Amor, minha prática e meu interior podem ser integrados!
14º Dia: Sábado, 13 de abril
ESPÍRITO DE SABEDORIA E ENTENDIMENTO
Inspire-se: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE ENTENDIMENTO, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. (Is 11, 2)
Medite: Nos próximos três dias, iremos meditar sobre esse versículo de Isaías. Deste texto, brota a doutrina da Igreja sobre os dons do Espírito Santo. Jesus é Aquele em quem o Espírito repousa plenamente. Todos os dons infusos do Espírito n’Ele estão presentes, de forma que, em tudo, Jesus sente, fala e age no Espírito. “A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito. Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Em plenitude, pertencem a Cristo, Filho de Davi. Completam e levam à perfeição as virtudes daqueles que os recebem. Tornam os fiéis dóceis para obedecer prontamente às inspirações divinas. ‘Que o teu bom espírito me conduza por uma terra aplanada’ (Sl 142,10) . ‘Todos os que são conduzidos pelo Espírito Santo são filhos de Deus… Filhos e, portanto, herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo’ (Rm 8,14.17)” (CIC 1830-1831).
Especialmente pedimos ao Espírito Santo que nos comunique o Dom do Entendimento para podermos mergulhar no Ser de Deus (não como conhecimento puramente intelectual, mas como profunda experiência) e o Dom da Sabedoria para nos deixarmos guiar no cotidiano, fazendo escolhas maduras e acertadas.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Vinde, Espírito de sabedoria e entendimento.
- Segunda Dezena: Fazei-me mergulhar no profundo Amor de Deus.
- Terceira Dezena: Ajudai-me, Espírito Santo, a amadurecer em minha vida de fé.
- Quarta Dezena: Dai-me sabedoria para fazer as escolhas certas no meu dia a dia.
- Quinta Dezena: Vinde e ajudai-me a escolher o bem e evitar o mal.
Guarde: Entendimento para sair das margens e sabedoria para avançar!
Clique na numeração baixo para ir para a próxima página de orações