1º Dia: Domingo, 31 de março
O ESPÍRITO DE DEUS
Inspire-se: “… O Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1, 2); “O Espírito de Deus me criou, e o sopro do Todo-Poderoso me deu a vida” (Jó 33, 4); “Eis que os céus se abriram e viu descer sobre Ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus” (Mt 3, 16); “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3, 16)
Medite: O “Espírito de Deus” é Deus, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Nele, não só o Universo teve sua gênese, mas também a vida de cada um de nós. Antes mesmo que você fosse gerado no ventre de sua mãe, no Espírito Santo, sua vida teve origem. O Amor, pois, é a sua marca mais original, antes mesmo do pecado e de qualquer possível trauma vivenciado. Foi Ele quem deu a vida a você!
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, Espírito de Deus.
- Segunda Dezena: Tudo, em Ti, tem sua origem! Eu te adoro.
- Terceira Dezena: Espírito Santo, teu Amor é a origem do meu ser.
- Quarta Dezena: Habitas em mim, Espírito Santo.
- Quinta Dezena: Amoriza-me, Espírito Santo.
Guarde: Tudo tem o seu Ser no Espírito Santo!
2º Dia: Segunda, 1º de abril
O ESPÍRITO
Inspire-se: “Então descerei e ali falarei contigo. Tomarei do Espírito que está em ti e o derramarei sobre eles, para que possam levar contigo a carga do povo e não estejas mais sozinho… O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Tomou uma parte do Espírito que o animava e a pôs sobre os setenta anciãos. Apenas repousara o Espírito sobre eles, começaram a profetizar; mas não continuaram.” (Nm 11, 17-25); “Para aonde os impulsionava o Espírito iam eles, e as rodas com eles se erguiam, pois o Espírito do ser vivo de igual modo animava as rodas.” (Ez 1, 20); “Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.” (1Cor 2, 10)
Medite: Ainda que o Espírito Santo não tivesse sido revelado no Antigo Testamento, é sempre Ele quem age, inspirando os profetas, capacitando todos os servos de Deus para que possam cumprir a missão que lhes foi outorgada. Assim, também, é no Espírito que todos os Coros Angelicais tem o seu dinamismo, o seu movimento, o seu Ser. Perceba, por fim, a diferença da forma de se referir ao “Espírito” nos versículos do Antigo Testamento e a forma como aparece no Novo Testamento, tendo já o Espírito Santo sido revelado por Jesus. Saiba – como nos diz o apóstolo Paulo – que o Espírito Santo penetra todas as realidades do seu Ser. Não é confortante saber disso?
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Ó Espírito! Espírito Santo de Deus.
- Segunda Dezena: Em Ti, o meu Ser, o existir e o mover.
- Terceira Dezena: Vem, e permanece comigo, Espírito Santo.
- Quarta Dezena: Por onde eu for, leva-me Espírito Santo.
- Quinta Dezena: Sonda-me, Espírito Santo.
Guarde: Nada escapa à Luz transformadora do Espírito Santo!
3º Dia: Terça, 02 de abril
ESPÍRITO DO SENHOR
Inspire-se: “O Espírito do Senhor desceu sobre Otoniel: ele julgou Israel e saiu para a guerra. O Senhor entregou-lhe Cusã-Rasataim, rei da Mesopotâmia, e sua mão triunfou sobre ele.” (Jz 3, 10); “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.” (Lc 4, 18-19)
Medite: O Espírito Santo – Espírito do Senhor – é quem capacita para as batalhas da vida, como aconteceu com Otoniel. Ele nos faz triunfar sobre o poder do mal, dando-nos as armas necessárias para o combate, conforme está em Efésios 6, 1-10. É o mesmo Espírito que leva o discípulo, como fez e anunciou o Mestre, ao encontro dos mais necessitados, dos feridos e perdidos. O mundo anda muito ferido, de muitas formas. Deixe que o Espírito Santo o unja e o use nessa missão de ajudar a curar os corações e a dilatar um Reino de paz, justiça e fraternidade.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, Espírito do Senhor.
- Segunda Dezena: Capacita-me para batalhas, Espírito Santo.
- Terceira Dezena: Sou também pobre, ferido e necessitado de redenção. Vem em meu socorro.
- Quarta Dezena: Usa-me para amenizar a dor do mundo, Espírito Santo.
- Quinta Dezena: Eis-me aqui, capacita-me e usa-me.
Guarde: A quem se dispõe, Deus capacita para a Obra!
4º Dia: Quarta, 03 de abril
BOM ESPÍRITO
Inspire-se: “Destes-lhes do vosso bom Espírito para torná-los prudentes; não lhes recusastes o vosso maná para seu alimento e destes-lhes água para estancar a sede.” (Ne 9, 20); “Ensinai-me a fazer vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso bom Espírito me conduza pelo caminho reto.” (Sl 142, 10)
Medite: O Espírito Santo não só nos comunica o fruto da Bondade, mas Ele mesmo é bom. Se é sob a direção do Espírito Santo que o discípulo caminha e o Espírito é bom, não há outra forma do discípulo ser e agir que não seja na bondade. Quem assim se deixa guiar, crescerá na prudência, será guiado nos caminhos de retidão e receberá a Providência certa de Deus, trazendo o maná, ou seja, tudo o que for necessário para se empreender um caminho sereno, até chegar nosso destino final, o Céu. Você tem sido uma pessoa boa, de verdade?
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, faz-me bom e fiel.
- Segunda Dezena: Que eu tenha um olhar bondoso e só veja o bem em cada pessoa.
- Terceira Dezena: Tu és bom para mim e comigo vais a cada momento.
- Quarta Dezena: Que só de bondade se encha minha alma.
- Quinta Dezena: Na bondade, guia meus passos na tua Vontade.
Guarde: Deus é bom para mim! Por Deus me expressarei em bondade!
5º Dia: Quinta, 04 de abril
ESPÍRITO DE JUSTIÇA
Inspire-se: “Quando o Senhor lavar a imundície das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém, do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.” (Is 4, 4); “Naquele dia, o Senhor dos exércitos será uma coroa resplandecente, um diadema esplêndido para o resto do seu povo, um espírito de justiça para o juiz que faz parte do tribunal, e de valentia, para aqueles que rechaçam às portas o inimigo.” (Is 28, 5-6)
Medite: Um dos atributos de Deus é a justiça. O próprio Jesus ao falar sobre a missão do Espírito Santo menciona que Ele convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16, 8-9). Essa justiça é a justificação gratuita operada por Jesus em nosso favor e ninguém pode produzir, por si, a própria justiça, mas é Deus quem a declara em nosso favor (“Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou” Rm 8, 29-30). Não há discipulado verdadeiro sem que se pratique a justiça nas palavras e nos atos, tanto individual, como socialmente. Se você quer ser justificado pela Graça, seja justo em suas obras.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, traz-me a Justiça divina.
- Segunda Dezena: Faz-me justiça, em cada área de minha vida, Espírito de Deus.
- Terceira Dezena: Torna nosso mundo mais justo, um lugar melhor para se viver.
- Quarta Dezena: Pela justiça que brota da Cruz, lava-me de toda de toda imundície.
- Quinta Dezena: Espírito Santo, creio na tua Justiça.
Guarde: Serei justo em meus julgamentos, palavras e ações!
6º Dia: Sexta, 05 de abril
ESPÍRITO PURIFICADOR
Inspire-se: “Quando o Senhor lavar a imundície das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém, do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.” (Is 4, 4)
Medite: Onde a tradução que eu aqui apliquei, falando do “espírito de ardor”, a Bíblia de Jerusalém fala do “vento abrasador” e uma outra tradução, ainda, menciona esse “espírito purificador”. Os termos são diferentes, mas apresentam um sentido semelhante, apontando que uma ação do Espírito Santo – assim como acontece com o fogo – é purificar o interior daquele no qual Ele habita. De fato, o Espírito Santo virá nos purificar para, desta forma, nos fazer identificar mais de perto com o Jesus. Do que você precisa ser purificado? Peça ao Espírito Santo que Ele, purificando-o, possa trazer um novo ardor ao seu coração.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Vem, Espírito Santo, e purifica o meu Ser.
- Segunda Dezena: Purifica os meus sentidos, Espírito Santo.
- Terceira Dezena: Purifica os meus pensamentos, Espírito Santo.
- Quarta Dezena: Purifica o meu jeito de viver, Espírito Santo.
- Quinta Dezena: Dá-me um novo ardor em minha fé, Espírito Santo.
Guarde: O Espírito Santo me purifica para que eu possa amar mais!
7º Dia: Sábado, 06 de abril
O ESPÍRITO DO SENHOR
Inspire-se: “Sobre ele repousará o Espírito do Senhor… “ (Is 11, 2); “O Espírito do Senhor fala por mim, sua palavra está na minha língua.” (2Sm 23, 2); “Mal saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe dos olhares do eunuco que, cheio de alegria, continuou o seu caminho.” (At 8, 39)
Medite: Ainda mais uma vez trago para nossa meditação essa atribuição sobre o Espírito Santo como “O Espírito do Senhor”, mas com outra abordagem vinda através dos versículos supracitados. O Espírito Santo é o Espírito do Senhor, sendo, assim, o Espírito do Pai e do Filho, porque procede do Pai e do Filho e sempre age conjuntamente com o Pai e o Filho. Atente-se aos verbos dos três trecho citados: repousar, falar e arrebatar. Ele repousa, ou seja, paira, gerando vida, beleza, ordem, como está relatado no livro do Gênesis. Ele fala: pela Igreja, a quem Ele guia, mas também através do discípulo que atentamente ouve e a quem Ele concede autoridade espiritual. Ele arrebata: conduz o discípulo aos lugares onde esse deve estar, traz livramento das mãos dos inimigos e um dia o levará ao Céu. Creio que você é consciente de que precisa dessa tríplice ação do Espírito do Senhor em sua vida.
Ore: Reze com seu Terço, sempre iniciando com a renovação da sua fé (O CREDO) e 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias. A seguir, reze as jaculatórias a cada dezena.
- Primeira Dezena: Espírito Santo, repousa sobre mim.
- Segunda Dezena: Refaz as minhas forças, renova-me o vigor.
- Terceira Dezena: Espírito Santo, purifica os meus lábios, guarda minhas palavras.
- Quarta Dezena: Espírito Santo, arrebata-me de todo perigo do corpo e da alma.
- Quinta Dezena: Leva-me ao Céu, Espírito Santo.
Guarde: Paira sobre cada área de minha vida e recria-me!
Clique na numeração baixo para ir para a próxima página de orações