[50º Dia: Domingo, 28 de maio]
DO CENÁCULO, PARA O MUNDO

Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!

Medite: Atos 2, 1-13

Reflita: “Estando eles ali, completaram-se os dias dela” (Lc 2, 6).  Não, esse versículo não se refere a Pentecostes, mas ao momento de Maria Santíssima dar à luz, Jesus. No entanto, podemos atribuí-lo, certamente àquele bendito dia, cinquenta dias depois da Ressurreição do Senhor. Também eles estavam ali, não numa gruta, mas no “quarto de cima, onde costumavam permanecer”. Era hora, também, de Maria dar à luz a Igreja que estava para nascer. Ela, a Mãe da Igreja, também havia gerado no seu coração a Comunidade que se formara em torno de seu Filho e que se prolongaria pelos séculos, até a volta gloriosa de Jesus. Ela, que havia proclamado que a misericórdia divina se estende, de geração a geração, sobre todos os que O temem (Lc 1, 50), sabia que, sobre os discípulos de todos os tempos, se cumpriria a Palavra que um dia fora liberada para ela e que gerou o Verbo Divino em seu ventre: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” (Lc 1, 35). Maria estava ali, não apenas testemunhando o cumprimento da Promessa do Pai (At 1, 4), entregue por Jesus, mas intercedendo para que o coração tão débil de cada um deles – tão semelhante ao nosso – pudesse se abrir à dádiva que ora era comunicada.

Quando aquelas línguas de fogo vieram, uma nova linguagem os fez ser compreendidos. O que antes fora confusão, como efeito da ambição (Babel, em Gn 11, 1-9), agora era comunhão, pois todos os ouviam falar, cada um, em sua língua materna (At 2, 7). O Espírito possibilita isso: unidade na diversidade, como fruto da proximidade gerada pelo amor.

E havia também aquela alegria transbordante que enchia o coração de todos, uma suave embriaguez que enxugava as lágrimas, curava as memórias, redimia o passado e fazia olhar para frente e para o alto. Eles haviam entendido a lição que o Mestre lhes deixara desde o início e que concentrara no Cenáculo. Eram amigos e servos, discípulos (seguidores) e apóstolos (missionários). Haviam recebido uma missão: irradiar a Pessoa e a mensagem (Evangelho) não apenas de um mestre, mas do Mestre-Senhor-Salvador, Jesus. Nascia, enfim, a Igreja. E Maria estava lá! E Maria está aqui, junto de nós, Igreja de seu Filho em todos os tempos e lugares!

Pentecostes é hoje! Não apenas nesse quinquagésimo dia, mas a cada dia que você viver. A dispensação do Espírito Santo se prolonga em cada dimensão da vida dos cristãos, portanto, na sua vida também. Continue a voltar e permanecer no Cenáculo!

Muito obrigado a cada um que fez esse caminho comigo. Reze por mim! Deus abençoe a todos, rica e abundantemente!

Invoque: Santo, Espírito de Deus, consagro-te hoje todo o meu ser, vontade, inteligência, memória, imaginação e afetividade. Conduze-me por teus caminhos, guia-me com tua sabedoria à vida plena de Jesus. Cria em mim um coração puro e humilde, mas que tenha a ousadia e o ardor dos mártires. Enche-me com teus dons, santifica-me com teus frutos. Restaura todo o meu viver, para que eu seja um canal do Teu amor.

Sejas bendito por esses cinquenta dias em que pude crescer mais na intimidade contigo e firmar minha fé. Quero me comprometer, como parte do Corpo de Cristo, a Igreja, a frutificar para o Reino, colocando todos os dons que recebi a serviço. Confirma e consolida a Igreja no mundo todo, sempre em comunhão com o Santo Padre, o Papa. Com ele, eu também quero te invocar:

“Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer o bem. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém.” (Papa Francisco)

Reze o Terço

  • Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
  • Entregue-se: Pai-Nosso …
  • Em louvor ao Pai: Ave-Maria
  • Em louvor ao Filho: Ave-Maria
  • Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
  • 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
  • 2ª Dezena: Espírito Santo, que desces como fogo, batiza-me de novo!
  • 3ª Dezena: Sou Igreja e quero viver como Igreja!
  • 4ª Dezena: Com tua força, quero frutificar para o Reino!
  • 5ª Dezena: Santa Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós!

A Nossa Senhora: Salve-Rainha …