Primeiro dia da Novena de Pentecostes
[41º Dia: Sexta, 19 de maio]
O INTERCESSOR E A INTERCESSÃO
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 146 (147)
Reflita: O Espírito Santo é chamado “o Intercessor”. Não é profundamente reconfortante saber e pensar que quando passamos por alguma situação difícil, seja ela qual for, o Espírito Santo estará intercedendo por nós, antes mesmo que nós a Ele peçamos? Veja o que diz o apóstolo Paulo: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8, 26). Quando oramos, unimo-nos à ação do próprio Espírito em nós. É Ele quem toma a iniciativa; Ele é, não só o Intercessor, mas a própria Intercessão. Nessa consciência, convido você a três atitudes orantes nesse dia: tendo em vista o versículo 3 – Ele cura os que têm o coração ferido, e pensa-lhes as chagas – apresente seu coração para deixar que o Espírito derrame sobre ele o bálsamo divino; interceda por todos aqueles que precisam de cura, deixando-se, pelo Espírito, tornar ponte para ligar-se a quem Ele, no seu Divino propósito, quiser tocar; baseando-se no versículo 2 – O Senhor reconstrói Jerusalém, e congrega os dispersos de Israel – ore por nossa nação, por seus governantes, por suas instituições, por todo o povo brasileiro.
Lembro a você que, hoje, inicia-se a Novena de Pentecostes.
Dedique mais tempo para essa preparação próxima!
=========
Invoque: Espírito Santo, que alegria, que confiança, que paz são geradas em mim, quando tomo profunda consciência de que sois o Intercessor, que habitais em mim e que agora levas minhas necessidades ao Pai. Eu vos bendigo!
“Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e Protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por Vós possamos conhecer, que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.”
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Vinde Espírito Santo! Vinde, poderoso Intercessor!
- 3ª Dezena: Curai os que têm o coração ferido!
- 4ª Dezena: Olhai e reconstruí nosso país!
- 5ª Dezena: Mãe Santíssima, tornai-me íntimo do Espírito Santo!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Segundo dia da Novena de Pentecostes
[42º Dia: Sábado, 20 de maio]
O DEFENSOR E A DEFESA
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 147
Reflita: O Espírito Santo é também chamado de “o Defensor”. Em João 16, 8 está escrito: “E, quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo”. O Espírito Santo vem para mostrar que certas coisas não são apenas falhas ou erros, mas são pecado, ou seja, ferem, não uma lei, mas um relacionamento, quebra a comunhão. Se o Espírito só demonstrasse o pecado, seria um acusador, mas tão logo mostra o pecado, revela-nos a justiça de Deus que vem por meio de Jesus, pela Obra Redentora que Ele operou na Cruz. No entanto, a Bíblia igualmente nos diz que há um acusador. Esse, sim, não apenas aponta o pecado, mas faz a alma nele endurecer-se ou entrar em desespero: “foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante de nosso Deus” (Ap 12, 10). O Espírito Santo vem, portanto, para nos defender não só dos ataques do inimigo, mas do próprio inimigo. Ele defende nossa alma, nossa dignidade de filhos de Deus. Diante de nossas fragilidades, Ele nos envolve em amor, fortalece, cura, defende. Essa é a imagem do Defensor que está presente no Salmo de hoje: “Ele reforçou os ferrolhos de tuas portas” (v. 2). Baseado nessa promessa, renove sua consciência de que você tem, não seu “corpo fechado”, mas sua vida selada, guardada, defendida pelo Espírito Santo. É bom ainda se perguntar: diante da fraqueza do próximo eu ajo como um acusador ou como alguém que o ajuda a fortalecer-se?
Invoque: Vem Espírito Santo! Vem, ó Consolador, ó Defensor! Defende-nos também da maldade que há em nós e que nos escraviza! Defende-nos dos que não nos querem bem e armam ciladas diante de nossos pés. Defende-nos das manipulações sedutoras do inimigo que se insinua para desviar, desvirtuar e desesperar. Defende-nos dos perigos visíveis e invisíveis. Reforça os ferrolhos de nossas portas para que o inimigo, forçando-as, não encontre entrada e que, muito menos, seja convidado a entrar por atitudes ou palavras autorizadas por nós. Permanece conosco, ó Divino Paráclito. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Reforçai os ferrolhos de minhas portas!
- 3ª Dezena: Estabelecei a paz nas fronteiras de minha vida!
- 4ª Dezena: Eu me nutro com a fina flor do trigo que me paz!
- 5ª Dezena: Nossa Senhora da Defesa, defendei-me!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Terceiro dia da Novena de Pentecostes
[43º Dia: Domingo, 21 de maio]
PELO ESPÍRITO, AO PAI, POR JESUS
*** Solenidade da Ascensão do Senhor ***
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 148
Reflita: Os Salmos sempre nos levam a louvar, porque toda criatura louva, do seu jeito, o Criador. Tendo isso em vista, sob a ação do Espírito, mais uma vez bendiga o nome do Senhor. Esse deve ser um hábito diário na vida do cristão.
Proponho a você uma reflexão sobre o Espírito Santo, feita por Santo Irineu, no século II: “O Espírito Santo, por meio do qual os profetas profetizaram e os pais aprenderam as coisas divinas, os justos caminharam na estrada da justiça, o qual na plenitude dos tempos foi derramado de novo sobre a humanidade e sobre o mundo inteiro para recriar os homens para Deus. O nosso renascimento no Batismo é efetivado por estes três fatores, enquanto o Pai nos dá a graça do renascimento mediante o Filho no Espírito Santo. Aqueles que, de fato, recebem e levam em si o Espírito Santo são guiados ao Verbo, isto é, ao Filho. O Filho, por sua vez, os guia ao Pai, e o Pai os torna participantes da imortalidade. Sem o Espírito não se pode ver o Verbo de Deus, e sem o Filho ninguém pode ir ao Pai. De fato, o saber do Pai é o Filho. Mas o saber do Filho de Deus se obtém mediante o Espírito Santo, e o Filho dispensador doa o Espírito por beneplácito do Pai, àqueles que o Pai quer e como quer”.
Invoque: Espírito Santo, teu agir é tão sutil em minha alma! Teus toques são, por vezes, quase imperceptíveis, mas estás aqui. Deixas teus sinais por onde passas. Sinto que pequenas luzes vão se acendendo e a noite já não é tão escura. O reflexo de tua presença acende em mim uma chama que eu não conhecia, uma esperança que, eu sei, brota em mim, mas não de mim. Sussurras ao meu ouvido: Confia! Segue! Vai dar certo! E mesmo quando nada ouço é como se uma mão tocasse suavemente em meu ombro e me impulsionasse à frente. És Tu, doce e amado Espírito, meu amigo, meu mestre interior, meu condutor ao Pai, por meio de Jesus. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Tu me recrias para Deus, Espírito Santo!
- 3ª Dezena: Como o Pai o deseja, é assim que vens a mim!
- 4ª Dezena: Por ti, ao Pai, por Jesus!
- 5ª Dezena: Leva-me ao Cenáculo, Mãe Santíssima!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Quarto dia da Novena de Pentecostes
[44º Dia: Segunda, 22 de maio]
ARMADOS COM A ESPADA DO ESPÍRITO
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 149
Reflita: Tomemos esse Salmo na perspectiva da Batalha Espiritual, haja visto que, na hierarquia Angelical, existem graduações nos coros dos anjos e, dentre todos eles, houve quem seguisse o antigo Querubim, ungido para proteger (Ez 28, 14-16), chamado de Lúcifer e que se tornou satanás (adversário). Nesses campos espirituais é que batalhamos e somos chamados a erguer nossa espada. Segundo o apóstolo Paulo, a Espada do Espírito é a Palavra de Deus (Ef 6, 17). Portanto, é pelo poder do Espírito que nós militamos nos campos espirituais, como exército de Deus que somos, em comunhão com os Santos Arcanjos e Anjos e todas as milícias celestiais.
A graça de Pentecostes é pois, também, para nos capacitar para essa Batalha, não apenas em nosso nome, mas em nome de todos os cristãos e da humanidade. Há aqueles que não se sentem muito à vontade quando se fala de Batalha Espiritual e, até, têm medo, quando se trata disso. Não tenha medo e, por outro lado, não se sinta, por si mesmo, capaz de derrotar as estratégias do inimigo. Ele é astuto e traiçoeiro e não demorará para encurralar os incautos. Muna-se da Espada do Espírito!
Invoque: Espírito Santo, com minha Bíblia nas mãos, eu te peço que a Palavra penetre profundamente em minha vida e que eu me torne mais e mais um homem (uma mulher) da Palavra. Na autoridade do nome de Jesus e na unção da Divina Palavra eu rogo que me capacites para enfrentar todos os embates espirituais, aqueles que vejo e os que não vejo, os que conheço e os que não conheço. Pela tua imensa misericórdia e grande poder eu peço: unja-me para que eu lute por mim e pelos meus, pela Igreja e pelo mundo inteiro. Em nome de Jesus e pela intercessão do Imaculado Coração de Maria. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Tu dás aos humildes a honra da vitória!
- 3ª Dezena: Coloca em minhas mãos a espada de dois gumes!
- 4ª Dezena: Que em todos os combates teu livramento me livre do poder do inimigo!
- 5ª Dezena: Mãe Santíssima, roga por mim nas batalhas da vida!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Quinto dia da Novena de Pentecostes
[45º Dia: Terça, 23 de maio]
AO PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 150
Reflita: Esse Salmo é uma doxologia. Você já ouviu falar desse termo? Vamos compreender um pouco mais sobre o sentido dessa palavra, tendo até mesmo em vista que será o último Salmo que iremos meditar em nossa permanência no Cenáculo. “Chama-se doxologia – do grego, doxa (glória, honra), e logos (palavra); portanto: ‘palavra de glória’ – ao louvor ou bênção, normalmente trinitária, com que se conclui uma oração ou um hino. No NT, encontramos doxologias dirigidas a Cristo ou a Deus Pai: ‘Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Deus para sempre. Amém’ (Rm 11,36); ‘Ao único Deus sábio, por Jesus Cristo, a Ele a glória pelos séculos! Amém’ (Rm 16,27). Na Eucaristia, a doxologia principal é a que conclui a Oração Eucarística: ‘Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a Vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre’. Esta doxologia, com que o presidente exprime a glorificação de Deus, conclui e confirma o povo com a sua aclamação do ‘Amém’. Há outra grande doxologia na Missa, o hino ‘Glória a Deus nas alturas’, no rito de entrada. Chama-se doxologia também à aclamação ‘Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre’ depois do Pai-Nosso, que, provavelmente, pertencia à Oração do Senhor, como sua lógica conclusão (cf. *Didakê 8,2; CIC 2855-2856). Na Liturgia das Horas, há várias doxologias: a última estrofe dos hinos, construída como louvor, normalmente dirigida à própria Pessoa divina a quem se dirige o hino; e o ‘Glória ao Pai’ do final dos Salmos, acrescentado pela tradição cristã e que vem dar à oração do AT um sentido laudativo, cristológico e trinitário’. Esta doxologia do ‘Glória ao Pai’, chamada ‘doxologia menor’, é uma das orações mais densas e repetidas do povo cristão” (Dicionário Elementar de Liturgia).
Não é algo maravilhoso? Tudo ao Pai, por Jesus no Espírito Santo! Reze o Salmo nesse espírito. Um dia, ao perseverarmos até o fim, veremos o universo inteiro, prestando todo louvor, honra, glória e majestade a Deus, nosso Pai, por Jesus, nosso Salvador, na comunhão do Espírito Santo, nosso Santificador!
Invoque: Santo Espírito de Deus, meu amigo, Alma de minha alma, meu doce Consolador, Fonte transbordante de vida, Hálito divino que me torna herdeiro da eternidade. Eu bendigo a tua presença em todo o universo, em tudo que me cerca e no meu próprio ser. Quero hoje, especialmente, bendizer tua santa presença na Eucaristia. É pelo teu poder que somos congregados em comunhão; que as Sagradas Escrituras são dirigidas a nós e atualizadas em nossa vida; que o pão e o vinho são consagrados, tornando-se o Corpo e o Sangue de Cristo. Em tudo isso, nós podemos elevar nosso louvor e adoração ao Pai, por Cristo, com Cristo em Cristo, sempre em unidade contigo, ó Santo Espírito. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Tudo que respira louve ao Senhor!
- 3ª Dezena: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo!
- 4ª Dezena: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
- 5ª Dezena: Contigo Mãe Santíssima eu proclamo: minha alma engrandece o Senhor!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Sexto dia da Novena de Pentecostes
[46º Dia: Quarta, 24 de maio]
HERDEIROS DAS PROMESSAS
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Atos 1, 1-11
Reflita: Estamos chegando ao fim de nossos cinquenta dias no Cenáculo, mas nossa permanência espiritual nele se prolongará, como um estilo de vida, uma espiritualidade contínua, pois, no Cenáculo, encontramos toda a síntese do ensino e da vida de Jesus, avivados pelo Espírito Santo. Ao ler o início dos Atos dos Apóstolos, recolha as promessas que Jesus fez e que se aplicam não somente a um determinado tempo da história, mas a todos os tempos. Portanto, é nossa herança espiritual também. Perceba e receba: “Vós sereis batizados no Espírito Santo, daqui a poucos dias… Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins do mundo. Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu” (At 1, 5.8.11).
Nos ecos da tradição, sob o testemunho dos primeiros escritores da Fé, chamados “padres (pais) da Igreja”, lemos em Teófilo de Antioquia, do século II: “É Deus que cura e vivifica através do Verbo e da Sabedoria. Deus fez tudo através do seu Verbo e da sua Sabedoria. Por seu Verbo foram estabelecidos os céus e por seu Espírito toda a força deles. Sua Sabedoria é poderosíssima. Por sua Sabedoria, Deus colocou os alicerces da terra”.
Invoque: Espírito Santo, obrigado porque somos partícipes não só da obra criadora do Pai, mas da tua natureza mesma, enquanto és Deus em nós, pelo Santo Batismo. Tu que estavas na gênese de toda criação, vieste a nós por Jesus, nosso Senhor. Por essa obra tão maravilhosa, por essa herança que é de toda Igreja, de todo aquele que se abre à tua vinda, eu te bendigo e adoro. Quero permanecer no Cenáculo, quero ser impregnado pela graça do Cenáculo, quero e preciso ser renovado, curado e amortizado por ti. Vem, Santo Espírito. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Batiza-me, Senhor, com teu Espírito!
- 3ª Dezena: Espírito Santo, transforma minha vida! Quero renascer!
- 4ª Dezena: Eu sou fraco, mas tua força me faz vencer!
- 5ª Dezena: Nossa Senhora do Cenáculo, prepara um lugar para mim!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Sétimo dia da Novena de Pentecostes
[47º Dia: Quinta, 25 de maio]
COM MARIA E AS MULHERES
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Atos 1, 12-14
Reflita: “Subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer” (At 1, 13). Um versículo simples, bem curtinho e com tanta profundidade. É ele, na verdade, que me inspira a preparar um roteiro orante todos os anos para esse tempo pascal. Dá um certo trabalho, exige um tempo que nem sempre tenho, implica em horas de um necessário descanso, mas quando leio e remeto-me ao que Maria e os apóstolos viveram e ao que nós somos chamados a viver, renovo minha energia, tento jogar fora o cansaço e me coloco na tarefa de refletir e escrever. E isso porque tenho certeza que o Cenáculo é referência espiritual para todos nós, se quisermos, verdadeiramente ser Igreja, ao jeito de Jesus. Para tanto, perseverar unanimemente em oração, com Maria e com as mulheres. Sim, esse acento é importante, como tem enfatizado o Papa Francisco em todo o seu ministério. Veja, por exemplo, o que ele diz: “A Igreja é feminina, é esposa, é mãe. Gosto também de pensar que a Igreja não é o Igreja, é a Igreja. A Igreja é feminino, é Mãe!” Como Igreja, você está no Cenáculo, com Maria, mulher-mãe. A você, que é mulher, especialmente, lembro dessa nota do texto bíblico de hoje.
Vejamos, ainda, um pouquinho mais do que os primeiros escritores da era cristã disseram. Dessa vez, Atenágoras de Atenas: “Com efeito, dizemos que o mesmo Espírito Santo, que opera, que nos fala profeticamente, é uma emanação de Deus, emanando e voltando como um raio de sol. De fato, assim como confessamos Deus, o Filho, que é o seu Verbo, e o Espírito Santo, identificados segundo o poder, mas distintos segundo a ordem: o Pai, o Filho e o Espírito, porque o Filho é inteligência, Verbo e Sabedoria do Pai, e o Espírito, emanação como luz do fogo…”.
Invoque: Vem, Santo Espírito, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria. Vem sobre todas as mulheres e homens de nossa Igreja. Constitui-nos uma Comunidade aonde cada um pode e deve oferecer o seu melhor, através dos seus dons, não importando o gênero, mas o amor e o desejo de servir que cada um traz em seu coração. Alegra o nosso coração por podermos desfrutar da companhia uns dos outros e do olhar atento e contínuo da Mãe Santíssima que sempre intercede por nós. Que nossa Igreja seja fiel aos teus impulsos e dócil à condução do amado Pedro de nossos dias, o Papa Francisco. Quero permanecer no Cenáculo, não apenas por esses dias, mas em toda minha vida espiritual. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Contigo, eu quero permanecer no Cenáculo!
- 3ª Dezena: Sejas bendito por Maria! Sejas bendito por todas as mulheres na Igreja!
- 4ª Dezena: Dá-me, Espírito Santo, o dom da oração e da perseverança!
- 5ª Dezena: Mãe Santíssima, guarda e inspira o Papa Francisco!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Oitavo dia da Novena de Pentecostes
[48º Dia: Sexta, 26 de maio]
O ESSENCIAL DOM DO DISCERNIMENTO
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Atos 1, 15-26
Reflita: Tenho sempre acentuado, que o Espírito Santo já estava atuando na vida dos apóstolos, antes mesmo de Pentecostes, não apenas em nível pessoal, mas na comunidade, também. Sinal disso, é a escolha de Matias para substituir Judas. Não foi sem motivo que Jesus escolheu doze discípulos: é imagem das doze tribos de Israel. A Igreja que estava para nascer, pelo poder do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, é o novo Povo de Deus, o novo Israel, renascido pela fé em Jesus Cristo, pelas águas do Santo Batismo. Por isso, convinha que esse número inicial dos doze fosse completado.
Dessa escolha de Matias, emerge uma ação essencialmente necessária para a vida da Igreja e de todos nós: o discernimento. Discernir significa distinguir, separar, cortar. Há momentos em que se deve discernir entre o bem e o mal, mas, em outras ocasiões, entre o bem maior e o bem menor. E há outros em que a escolha deve recair não a partir de deduções ou reflexões, mas por uma percepção do que o Espírito Santo mesmo apresenta. É o chamado “discernimento carismático”. Penso, por exemplo, no discernimento vocacional. Quantas vezes, até mesmo os formadores veem um determinado rapaz, que apresenta muitos dons e que poderia se tornar um excelente sacerdote, mas ele simplesmente não quer. Alguns até chegam a renegar a fé; ao passo que um ou outro, em quem não se depositava muito crédito, é que se torna um bom sacerdote, como aconteceu, por exemplo, no caso de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars.
Convenceu-se de como todos precisamos do Dom do Discernimento? Peça-o sempre ao Espírito Santo! Procure ler mais sobre o assunto.
Invoque: “Criador inefável, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar, e graça abundante para falar. Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes. Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para te procurar, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade. Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos.Amém.” (Santo Tomás de Aquino)
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Espírito Santo, vinde a mim com vossos sete dons!
- 3ª Dezena: Concedei-me discernimento e sabedoria!
- 4ª Dezena: Que minhas escolhas nunca me levem para longe de vós!
- 5ª Dezena: Mãe, ajuda-me a sempre escolher Deus, na minha vida!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Novo dia da Novena de Pentecostes
[49º Dia: Sábado, 27 de maio]
LIVRES E CURADOS PARA TESTEMUNHAR
*** Vigília de Pentecostes ***
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: João 20, 19-23
Reflita: “Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana…” (Jo 20, 19). Assim começa o texto que refletimos hoje. Não é sem motivo que o domingo é chamado de “Páscoa semanal”. Cada domingo é como se estivéssemos naquela manhã silenciosa do primeiro dia, quando o Senhor ressuscitou, iniciando uma nova semana para a humanidade. Já não é mais o sétimo dia, o Dia do Senhor. A obra da criação, concluída no sétimo dia, agora recomeçou numa nova dimensão, recriados, que fomos, em Cristo Jesus para viver na graça. Então, nunca deixe de santificar o domingo, sobretudo, participando da Santa Eucaristia.
O presente texto é chamado de “Pentecostes Joanino”, ou seja, é o relato feito por João do derramamento do Espírito Santo. Longe de entrar numa discussão cronológica de quando aconteceu o derramamento do Espírito Santo, vejamos nesse texto o essencial da ação do próprio Espírito no período que se seguiu, até o dia de Pentecostes e, para sempre, na vida dos cristãos: o perdão e a paz! Aquilo que o Espírito Santo realiza no íntimo dos corações é o que Ele faz transbordar como missão da Igreja.
Se, de todo, você não puder participar de uma Vigília de Pentecostes com os irmãos numa Comunidade, veja como pode, entre hoje e amanhã, dedicar um tempo maior de oração para buscar o Espírito Santo e, é claro, participar da Santa Missa.
Invoque: Espírito Santo, aqui estou com meu coração aberto e desejoso de receber a renovação de tua unção, que me foi comunicada no Batismo. Sei que essa bênção é para sempre, até que seja plena no céu. Abro-me à especial Graça que foi conquistada por Jesus na Cruz, o perdão, e que me liberta de meus cativeiros internos. Que penetre nos meandros mais profundos de minha memória, reconciliando-me e arrancando toda raiz de ressentimento, mágoa, raiva ou ódio que, porventura, possa ali estar. Teu hálito renove minha vontade de viver e meu compromisso de promover a vida. Vem, Espírito Santo. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde ó Espírito Santo, por intercessão do Imaculado Coração de Maria!
- 2ª Dezena: Espírito Santo, levai o perdão do Pai a todas instâncias do meu ser!
- 3ª Dezena: Comunicai a paz ao meu ser!
- 4ª Dezena: Espírito Santo, levai-me à intimidade de Jesus!
- 5ª Dezena: Mãe Santíssima, acompanha-me nos caminhos da vida!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Clique abaixo no número 09 para visualizar a Solenidade de Pentecostes