[29º Dia: Domingo, 07 de maio]
O MEU LUGAR É O CÉU
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 136 (137)
Reflita: O povo judeu estava exilado na Babilônia. Muitos haviam aderido aos costumes locais, mas um resto fiel permanecia firme nas tradições herdadas e ao Senhor. Naquela terra havia muita beleza (lembre-se dos renomados jardins suspensos da Babilônia), mas não era a Terra das Promessas do Senhor. Diante de tudo isso, o salmista faz o seu lamento. De alguma forma, os servos do Senhor estão aqui nesse mundo como exilados: “Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor” (2Cor 5, 6). Viva com alegria e com leveza os seus dias, mas saiba que sua casa não é aqui; o seu lugar é o céu. Fique atento para não se perder no caminho de volta.
Invoque: Minha morada é a Jerusalém Celeste. Dela eu sou cidadão e nela habitarei pelos tempos infinitos na alegria e plena comunhão. Eu quero, Espírito Santo, em cada momento e em cada lugar que estiver, reconhecer a presença do céu. Não que eu espere um “lá e então” para ser feliz, mas saiba que meu “aqui e agora” traz os lampejos da eternidade. Obrigado pelo que vivo hoje e pela esperança que me alimenta a fé, à medida que sigo. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde, Espírito Santo, e renovai minha esperança!
- 2ª Dezena: Que eu jamais me esqueça de ti, Jerusalém!
- 3ª Dezena: Espírito Santo, que eu não me perca no caminho!
- 4ª Dezena: O meu lugar é o céu! É lá que eu quero morar!
- 5ª Dezena: Mãe Santíssima, dá-me a graça da perseverança final!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
[30º Dia: Segunda, 08 de maio]
UM DIA DE CURA INTERIOR
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 138 (139)
Reflita: Esse Salmo é, por si, uma oração de Cura Interior, reafirmando nossa identidade mais profunda, ou seja, nossa origem em Deus que, antes mesmo que fôssemos concebidos no ventre de nossa mãe, já nos tinha em seu Coração. Todos trazemos marcas do período da infância e também do período da gestação. Hoje você tem a oportunidade de orar, entregando, mais uma vez, essa fase de sua vida. Peça ao Espírito Santo que confirme o que é bom e que ficou gravado em sua memória inconsciente; cure, também, aquilo que, de alguma forma, ainda o fere. Deus tudo vê e vê, amando! Nada escapa ao seu olhar misericordioso!
Invoque: Espírito Santo, como estiveste no início da criação e, antes que tudo existisse, Tu já eras, peço-te: paira mais uma vez na gênese do meu ser. Acompanha-me desde o início dessa jornada. Com tua luz, dissipa toda sombra que, porventura, tenha se instalado em minhas memórias inconscientes. Tudo que foi, porventura, captado nessa fase e que se transformou em registro negativo ou mesmo trauma, seja tocado pela tua presença curadora. Como me possibilitaste chegar até esse momento, continua comigo em minha jornada, até o dia em que contigo eu estiver pela eternidade sem fim. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde, Espírito Santo! Vinde, Amor do Pai e do Filho!
- 2ª Dezena: Sabeis tudo de mim, Espírito Santo!
- 3ª Dezena: Conheces até o fundo a minha alma!
- 4ª Dezena: Conduze-me pelo caminho da eternidade!
- 5ª Dezena: Minha Mãe, Nossa Senhora, toma conta de mim!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
[31º Dia: Terça, 09 de maio]
A LINHA DA MISERICÓRDIA NA VIDA
Semana Mariana:
MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO, nas dores de sofrimentos, rogai por nós! (bênção com o manto de Nossa Senhora)
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 135 (136)
Reflita: Já dedicamos um dia de nosso Cenáculo para meditar e celebrar a Divina Misericórdia, mas eu diria que todo dia é dia de receber os raios restauradores da Misericórdia. Seria interessante que você mesmo fizesse uma Litania (ladainha) de louvor, apresentando seus motivos ao proclamar a misericórdia eterna de Deus. Quem sabe você até mesmo tome uma folha de papel e uma caneta e faça isso: reler sua história à luz do Espírito Santo, reconhecendo como que, em tantos momentos, Deus esteve e está ao seu lado. Perceba que o Salmo enumera razões bem concretas para essa ação de graças. É o Espírito Santo que desperta em nós essa consciência e será Ele a guiar você em sua Litania.
Invoque: Doce Espírito Santo, tua presença em mim, faz-me despertar para a imensa obra de amor que o Pai tem realizado em minha vida, desde aquele primeiro instante, quando fui concebido no ventre de minha mãe. Celebro a Divina Misericórdia que não tem me desamparado em nenhum momento. Ao contrário, tem me socorrido, amparado e perdoado. Por isso, do fundo de meu coração eu digo: sua misericórdia é desde sempre e para sempre. Amém.
Oração a N.Sra. do Perpétuo Socorro:
Mãe do Perpétuo Socorro, em vosso olhar encontro luz, em vossos lábios, o silêncio que me acalma, em vossas mãos, o amparo que me sustenta. Humildemente vos peço: nas dores da vida, consolai-me. Nas horas de incerteza, iluminai-me. Nos momentos de fraqueza, animai-me. Confiado em vossa intercessão, transborda minh’alma em louvor, estendem-se meus braços em serviço, dobra-se, diante de Deus, meu ser em adoração. Amém! (Pe. Sérgio, CSsR.)
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde, Espírito Santo! Despertai em mim a consciência do Amor!
- 2ª Dezena: Por tudo aquilo que és, eterna é a tua misericórdia!
- 3ª Dezena: Por tudo aquilo que fazes em meu favor, eterna é a tua misericórdia!
- 4ª Dezena: Por Maria, nossa amável Mãe, eterna é a tua misericórdia!
- 5ª Dezena: Mãe do Perpétuo Socorro, toma conta de nós!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
[32º Dia: Quarta, 10 de maio]
CULTIVANDO LAÇOS DE FRATERNIDADE
Semana Mariana:
SENHORA DAS GRAÇAS, nas alegrias desta vida, rogai por nós! (bênção das imagens ou quadros de Nossa Senhora)
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 132 (133)
Reflita: Porque Deus é Trindade, porque a Pessoa de Deus Filho assumiu nossa humanidade, fazendo-se nosso irmão, não há vida cristã sem fraternidade. Não são simplesmente palavras que rimam, mas atitudes que irmanam. O Filho Único e Eterno do Pai é Jesus e, n’Ele, todos fomos feitos filhos, consequentemente irmãos. O Espírito Santo é o vínculo de amor entre os cristãos e Aquele que confirma nossos laços de fraternidade. Comunidades onde prevalecem coisas como disputas, mesquinharias, fofocas, preguiça, orgulho, são Comunidades onde o Espírito Santo vai sendo sufocado e a fraternidade vai morrendo. Ore pela Igreja, ore por sua Comunidade, para que o “óleo suave” do Espírito venha curar e vencer toda força do egoísmo e do orgulho.
Invoque: Espírito Santo, és a Alma da Igreja e onde estás os laços de fraternidade crescem. Fecunda nossa vida comunitária para que tudo aquilo que possa nos dividir seja afastado. Que eu seja um canal de união e proximidade e, juntos, possamos dar muitos frutos para o Reino. Amém.
Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.
Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde, Espírito Santo, trazei-me a bênção do Pai!
- 2ª Dezena: Em ação de graças, eu levanto minhas mãos!
- 3ª Dezena: No princípio de todas as coisas, Tu estavas presente, Espírito Santo!
- 4ª Dezena: Abençoo os que me abençoam. Abençoo os que me amaldiçoam!
- 5ª Dezena: Dá-me a bênção, ó Mãe querida!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
[33º Dia: Quinta, 11 de maio]
Semana Mariana:
NOSSA SENHORA DE LOURDES, diante da doença, rogai por nós! (bênção da peça de roupa de alguém por quem você intercede)
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 133 (134)
Reflita: Vamos fazer desse dia – melhor ainda se for à noite, pois o Salmo é uma oração da noite – um momento de declarar a bênção! Normalmente, pedimos a bênção a Deus e a pessoas significativas, como nossos pais e avós (se bem que esse costume começa a perder-se). Da mesma forma abençoamos nossos filhos e afilhados. Com o Salmo de hoje, receba a bênção de Deus: “De Sião te abençoe o Senhor, Ele que fez o céu e a terra”. Mas, também, declare a bênção sobre aqueles a quem o Senhor o chama hoje a abençoar. Foi o próprio Jesus que nos instou a abençoar (Lc 6, 28) e também o apóstolo Paulo (Rm 12, 14). Procure desenvolver esse hábito, ainda que você o faça só interiormente.
Invoque: Espírito Santo, eu me abro à bênção do Pai, da qual és o portador. Peço tua autoridade para poder declarar essa mesma bênção na vida de todos os meus e na vida daqueles que quiseres me usar como canal nesta hora. De Sião, te abençoe (Vá mencionando, nome a nome, quem você quiser abençoar neste momento) o Senhor. Onde quer que estejam, Espírito Santo, teus Anjos sejam portadores dessa bênção naquilo que cada um mais precisar. Amém.
Ó Virgem Santíssima, que vos dignastes aparecer a Bernadete na gruta de Lourdes, no frio e na sombra do inverno, trazendo o calor de vossa presença, a luz de vosso sorriso e a beleza do céu. Nos momentos de sofrimento em nossas vidas, vinde trazer-nos a esperança e restaurar a nossa confiança em Jesus Cristo, vosso Filho. Vós que sois a Imaculada Conceição, intercedei por nós, pecadores, e ajudai-nos a vencer as tentações e o mal que nos envolve neste mundo. Dai-nos a coragem da conversão, a humildade da penitência e a perseverança da oração. Confiamos aos vossos cuidados maternos todos aqueles que trazemos em nosso coração, especialmente os enfermos e as pessoas que enfrentam algum sofrimento. Vós que guiastes Bernadete à fonte da gruta, guiai-nos ao vosso Filho Jesus, Ele que é a fonte da vida eterna e derramou sobre nós o seu Espírito, para podermos dizer: Pai nosso…
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde, Espírito Santo, trazei-me a bênção do Pai!
- 2ª Dezena: Em ação de graças, eu levanto minhas mãos!
- 3ª Dezena: No princípio de todas as coisas, Tu estavas presente, Espírito Santo!
- 4ª Dezena: Abençoo os que me abençoam. Abençoo os que me amaldiçoam!
- 5ª Dezena: Dá-me a bênção, ó Mãe querida!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
[34º Dia: Sexta, 12 de maio]
Semana Mariana:
DESATADORA DO NÓS, na esperança de novos dias, rogai por nós! (bênção das cruzes)
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 139 (140)
Reflita: A Igreja registra que a profunda fé manifestada por São Bento o livrou da morte por duas vezes. Na primeira ocasião, uma taça de veneno destruiu-se na mesa e dela saiu uma víbora. Na segunda tentativa, serviram-lhe um pão envenenado, que foi consumido por um corvo que Bento alimentava diariamente. Por isso, os últimos versos da oração de exorcismo de sua medalha assim rezam: “É mal o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno”. O Espírito Santo estava com ele, protegendo-o e capacitando-o a vencer o mal. Você não pode controlar se as pessoas querem bem ou não a você, mas você pode defender-se espiritualmente, mantendo sua comunhão com Deus. O Salmo de hoje reafirma essa confiança em Deus que nos traz livramento.
Invoque: Pelo poder da Cruz de Cristo; pela intercessão do seu Preciosíssimo Sangue; pela autoridade das mãos chagadas de Cristo; pela unção viva do Espírito Santo; pela intercessão de Maria Santíssima; pelo livramento da espada de São Miguel; pela companhia de meus santos padroeiros: sejam dispersos todos os meus inimigos visíveis e invisíveis. Seja meu caminho guardado e iluminado. Seja minha mente preservada e inspirada. Seja minha fronte capacitada para o combate. Agora e a cada momento, até o dia final. Amém.
Santa Maria Mãe de Deus, Virgem cheia de graça, vós sois a nossa desatadora dos nós. Com as vossas mãos cheias do amor de Deus, Vós desatais os obstáculos de nosso caminho, como nós que se desfazem e se tornam uma fita reta do amor do Pai. Desatai, Virgem e Mãe, Santa e Admirável, todos os nós que criamos por vontade própria e todos os nós que impedem o nosso caminho. Lançai vossos olhos de luz sobre eles, para que todos os nós se desatem e, para que, cheios de gratidão, possamos, por vossas mãos, solucionar aquilo que nos parece impossível. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde, Espírito Santo, envolvei minha mente de luz!
- 2ª Dezena: Preservai-me do veneno da serpente e de qualquer veneno!
- 3ª Dezena: Vós sois meu Deus. Escutai minha súplica!
- 4ª Dezena: Espírito Santo, sois meu poderoso apoio!
- 5ª Dezena: Santíssima Mãe, rogai por mim agora e na hora de minha morte!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
35º Dia: Sábado, 13 de maio
GUARDAR A LÍNGUA
Semana Mariana:
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, por um tempo de paz, rogai por nós! (bênção das famílias e do pão. Imposição do grande Manto de Nossa Senhora)
Pela manhã: Sempre invoque o Espírito Santo para que tome parte de cada momento do seu dia!
Medite: Salmo 140 (141)
Reflita: “A língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma grande chama pode incendiar uma grande floresta. De uma mesma boca procedem a bênção e a maldição. Não convém, meus irmãos, que seja assim ” (Tg 3, 5.10). Desta forma, exorta-nos o apóstolo Tiago em sua epístola. Leia o texto todo e veja o que ele diz (Tg 3, 1-12). O Salmo de hoje traz uma súplica muito necessária em relação à língua, sendo um desdobramento orante a partir da reflexão de Tiago. Quando rezamos sobre o chamado que nos é feito para nos tornarmos abençoadores (33º dia), estávamos nos comprometendo a declarar somente o Bem. Mas nem sempre é o que acontece. Daí, a necessidade de pedir ao Senhor para colocar “uma guarda” em nossa boca. Você costuma pedir perdão pelos pecados que comete por palavras? Você tem se mantido vigilante sobre o quê, como, quando e com quem fala algo? É uma boa oportunidade para rever-se nesse aspecto e, também, mudar de atitude, quando necessário!
Invoque: “Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que hei de calar, o que hei de escrever, o que hei de fazer, como hei de fazer, para a Vossa glória, para o bem das almas e a minha própria santificação. Ó meu bom Jesus, em Vós ponho toda a minha confiança. Ó Espírito Santo, respirai em mim para que seja santo o meu pensar. Impeli-me ó Espírito Santo, para que seja santo o meu agir. Atraí-me, ó Espírito Santo, para que eu ame o que é santo. Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo. Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo. Amém.” (Oração atribuída a Santo Agostinho)
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedir a graça). Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós. Amém.
Reze o Terço
- Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
- Entregue-se: Pai-Nosso …
- Em louvor ao Pai: Ave-Maria
- Em louvor ao Filho: Ave-Maria
- Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
- 1ª Dezena: Vinde, Espírito Santo! Levai minha oração ao Pai!
- 2ª Dezena: Não deixeis meu coração inclinar-se ao mal!
- 3ª Dezena: Ponde uma sentinela à porta de meus lábios!
- 4ª Dezena: Maria, Rainha da Paz, comunicai ao mundo a Paz de Jesus!
- 5ª Dezena: Senhora de Fátima, rogai por nós e por toda a humanidade!
- A Nossa Senhora: Salve-Rainha …
Clique na numeração baixo para visualizar as orações