Introdução
Passados os 40 dias da Quaresma, da Celebração da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, encontramo-nos naquele período de preparação para Pentecostes.
Com efeito, atesta o livro dos Atos dos Apóstolos: “É a eles que se manifestou vivo depois de sua paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus” (At. 1, 3). Poderíamos dizer que a cada dia da Quaresma (deserto, provações, dor, tentações, tribulações) corresponde a um dia desses quarenta em que Jesus apareceu para seus discípulos trazendo consolo, cura, restauração. A esses quarenta dias somam-se outros nove, em que os discípulos “internaram-se” no Cenáculo, preparando-se para Pentecostes.
Após a celebração da Instituição da Eucaristia e do Mandamento Novo, o Cenáculo, “onde costumavam permanecer” (At. 1, 13), passou a ser referência para os discípulos, um lugar de oração, de escuta da Palavra, da fração do Pão Eucarístico (At. 2, 42). Foi ali que receberam o Batismo no Espírito Santo.
Viveremos esse período pascal no Cenáculo. Quando você for orar, coloque-se nessa perspectiva. Queira subir ao “quarto de cima” (At. 1,13), como fizeram os discípulos, para deixar-se curar, restaurar e encher-se do Espírito Santo.
Os discípulos precisavam dessa comunicação de cura. O coração deles estava ferido. Traziam ainda as marcas da negação, da traição de Judas, do afastamento na hora da dor, da morte do Senhor, da ausência física de Jesus. O “vaso” que era cada um deles precisava ser restaurado para, então, ser cheio e poder transbordar. O Espírito Santo já estava agindo no Cenáculo, mesmo antes de Pentecostes, preparando cada um daqueles vasos. Assim, também, com cada um de nós! Você é chamado a colocar-se diante do Senhor e deixar-se tocar, para que a Unção divina o torne verdadeiramente um discípulo, uma discípula de acordo com o coração do Mestre.
1º Dia: Domingo, 17 de abril – NAS ORIGENS
Medite: “No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1, 1-2). Peça ao Espírito Santo que venha e paire sobre você, despertando toda força criadora.
Invoque: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
Entregue-se: Pai-Nosso …
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
1ª Dezena: Vinde, Espírito Santo!
2ª Dezena: Paira sobre todo meu ser, Espírito Santo!
3ª Dezena: Espírito Santo, ajuda-me a superar todo caos!
4ª Dezena: Espírito Santo, revigorais as minhas forças!
5ª Dezena: Bendito sejais, por toda graça e amor!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha) …
2º Dia: Segunda, 18 de abril – O SENHOR
Medite: “Ninguém pode dizer: ‘Jesus é o Senhor’, senão sob a ação do Espírito Santo” (1Cor 12, 3). Se você crê que Jesus é seu Senhor e único Mestre e Salvador, é porque o Espírito Santo está agindo em seu ser.
Invoque: Ó Espírito, Advogado, Luz dos corações, e Pai dos pobres. Amor de Deus e Santificador da Igreja… Dá-me de beber a água de teus dons. Minha alma é terra seca que não produz mais que espinhos e abrolhos. Ó fonte de água viva, inunda-me com teu caudal. Não permitas que eu vá beber águas contaminadas. Rega meu coração em tempo de seca. Que o tédio não sufoque nem mate a vida que me infundes. Vem, Espírito Santo, e enche-me de teus dons. Amém (Santo Afonso Maria de Ligório)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
Entregue-se: Pai-Nosso …
Em louvor ao Pai: Ave-Maria…
Em louvor ao Filho: Ave-Maria…
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
1ª Dezena: Jesus, Tu és o Senhor de minha vida!
2ª Dezena: De todo meu passado, Tu és o Senhor!
3ª Dezena: Do meu momento presente, Tu és o Senhor!
4ª Dezena: Jesus, Tu és o Senhor do meu futuro!
5ª Dezena: Com o Pai e o Espírito Santo, eu te adoro, Jesus!
A Nossa Senhora: (Salve Rainha) Salve-Rainha…
3º Dia: Terça, 19 de abril – SOMOS FILHOS
Medite: “A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho que clama: ‘Abba, Pai!’” (Gl 4, 6). Essa graça é comunicada no Batismo e lá, no fundo do seu ser, o Espírito está dizendo: você é filho, confie. Você é amado!
Invoque: Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizê-lo, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer para obter a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação! Amém. (Cardeal Verdier)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
Entregue-se: Pai-Nosso …
Em louvor ao Pai: Ave-Maria…
Em louvor ao Filho: Ave-Maria…
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
1ª Dezena: Abba, meu Pai, paizinho de amor!
2ª Dezena: Pai, sou teu filho e sou agradecido!
3ª Dezena: Permanece comigo, Espírito Santo de Deus!
4ª Dezena: Contigo, em ti e por ti eu posso mais!
5ª Dezena: Por tudo que és, por tudo que fazes, eu te agradeço, Senhor!
A Nossa Senhora: Salve Rainha…
4º Dia: Quarta, 20 de abril – O FRUTO DO AMOR
Medite: “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gl 5, 22). O amor é, por excelência, o fruto do Espírito. Dele, procedem todos os demais frutos para nossa vivência cristã. Peça sempre os frutos do Espírito. É o que vamos fazer nos próximos dias!
Invoque: Deus Pai, obrigado por me mostrares como é o amor verdadeiro. Por favor, aperfeiçoa-me no teu amor, mostrando as partes da minha vida que não estão de acordo com teu Espírito Santo. Mostra onde sou egoísta, servindo a mim mesmo e onde me irrito facilmente, para que eu possa entregar essas coisas a Ti e que possa permitir que o Senhor substitua essas características por teu amor sempre voltado ao próximo. Transforma-me em alguém que ama os outros, assim como o Senhor me ama. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
Entregue-se: Pai-Nosso …
Em louvor ao Pai: Ave-Maria…
Em louvor ao Filho: Ave-Maria…
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
1ª Dezena: Espírito Santo, desperta em mim o fruto do amor!
2ª Dezena: Amoriza minhas palavras, Espírito Santo!
3ª Dezena: Amoriza meus atos, Espírito Santo!
4ª Dezena: Amoriza meus relacionamentos, Espírito Santo!
5ª Dezena: Quero mergulhar nas tuas profundezas, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha…
5º Dia: Quinta, 21 de abril – O FRUTO DA ALEGRIA
Medite: “Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria” (Jo 16, 21-22). O Espírito Santo quer dar a você aquela alegria suave que nasce da confiança de que nosso destino é guiado pela mão de Deus. Se houver algum núcleo de tristeza em seu ser, deixe que Ele toque e transforme.
Invoque: Pai, muito obrigado por me dar acesso constante à tua presença. Porque o Senhor está sempre comigo, posso experimentar a verdadeira alegria em todos os momentos, ainda que as circunstâncias possam parecer desfavoráveis e eu não a sinta. Muitas vezes, em vez de confiar em ti, deixo meus problemas ditarem minhas reações. Perdoa-me! Enche-me com tua alegria e paz, para que, pelo poder do Espírito Santo, eu possa ter esperança em todos os momentos. Ajuda-me a viver uma vida marcada por uma alegria serena e confiante. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
Entregue-se: Pai-Nosso …
Em louvor ao Pai: Ave-Maria…
Em louvor ao Filho: Ave-Maria…
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
1ª Dezena: Espírito Santo, dissolve os núcleos de tristeza em mim!
2ª Dezena: Senhor, enxuga minhas lágrimas de dor!
3ª Dezena: Espírito Santo, dá-me a alegria serena e suave!
4ª Dezena: Espírito Santo, dá-me o fruto da alegria!
5ª Dezena: Tua alegria é minha força. Muito obrigado, Senhor!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha…
6º Dia: Sexta, 22 de abril – O FRUTO DA PAZ
Medite: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! Ouvistes o que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu” (Jo 14, 27-28). Crer em Jesus não é ficar livre das aflições, mas é ter a certeza de que, mesmo em meio às tribulações, o Ressuscitado nos dá, pelo Espírito Santo, a paz para vencer.
Invoque: Jesus, muitas vezes me encontro oprimido por circunstâncias que estão além do meu controle e sou facilmente distraído por coisas que não importam. Perdoa-me por não colocar consistentemente minha confiança em Ti. Mesmo quando me deparo com situações aflitivas, o Senhor ainda está comigo. És o Senhor da paz e posso ter acesso à tua presença plena de paz sempre que me aproximo de ti. Quando eu começar a me sentir ansioso ou desanimado, ajuda-me, pela força do Espírito Santo, a abrir espaço em meu coração e em minha mente para experimentar a paz que o Senhor dá gratuitamente. Tu que és Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
Entregue-se: Pai-Nosso …
Em louvor ao Pai: Ave-Maria…
Em louvor ao Filho: Ave-Maria…
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
1ª Dezena: Pacifica meu coração, Senhor!
2ª Dezena: Espírito Santo, que minha família viva em paz!
3ª Dezena: Que venha a paz sobre toda a humanidade!
4ª Dezena: Senhor, faz de mim um instrumento da tua paz!
5ª Dezena: Eu acolho profundamente a paz que me trazes, Espírito Santo
A Nossa Senhora: Salve-Rainha…
7º Dia: Sábado, 23 de abril – O FRUTO DA PACIÊNCIA
Medite: “Tende, pois, paciência, meus irmãos, até a vinda do Senhor. Vede o lavrador: ele aguarda o precioso fruto da terra e tem paciência até receber a chuva do outono e a da primavera. Tende também vós paciência e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta. Tomai, irmãos, por modelo de paciência e de coragem os profetas, que falaram em nome do Senhor. Vós sabeis que felicitamos os que suportam os sofrimentos de Jó. Vós conheceis o fim em que o Senhor o colocou, porque o Senhor é misericordioso e compassivo” (Tg 5, 7-10). Costuma-se dizer que a paciência é a ciência da paz, ou seja, o cultivo interior que sabe esperar o momento certo, que se curva diante dos ventos tempestuosos, mas não se quebra. A pessoa paciente vê, na semente lançada na terra, a árvore cheia de frutos.
Invoque: Espírito Santo, dá-me um coração puro para que eu busque o melhor nos outros. Ajuda-me a mostrar empatia e compaixão por todos, e a fazê-lo com gentileza e respeito. Quando as pessoas ou circunstâncias não atenderem às minhas expectativas, capacita-me a mostrar compreensão e aceitação. Que eu veja o que me acontece a partir dos teus olhos e possa agir e reagir com a paciência necessária. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai…
Entregue-se: Pai-Nosso …
Em louvor ao Pai: Ave-Maria…
Em louvor ao Filho: Ave-Maria…
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria…
1ª Dezena: Espírito Santo, ajuda-me a discernir o tempo de cada coisa!
2ª Dezena: Comunica-me o fruto da paciência, Espírito Santo!
3ª Dezena: Confio e sigo, pois sou guiado por ti!
4ª Dezena: Por ti, tudo concorrerá para o meu bem!
5ª Dezena: Pelo sim e pelo não, te agradeço, Senhor!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha…
8º Dia: Domingo, 24 de abril – O FRUTO DA BONDADE
Medite: “Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós” (Cl 3, 12-13). Faz toda a diferença quando estamos diante de alguém que manifesta o fruto da bondade. Creio que não há elogio maior do que esse: você é uma pessoa muito boa! É assim que eu sou? Hoje é a Festa da Divina Misericórdia. Louve e bendiga a Misericórdia divina que se manifestou plena em Jesus. Participe da Santa Missa.
Invoque: Espírito Santo, não há nenhum lugar para onde possa ir que ali não esteja a tua presença. Tu não desistes de mim porque és pura bondade e jamais me deixarás do jeito em que fui encontrado. Trazes a bondade do Pai que se manifesta de tantas formas em minha vida. Consciente dessa bondade, peço: torna-me bom em meu olhar, meu pensar, meu falar, meu agir. Que eu compartilhe com os outros, de forma muito concreta, essa imensa bondade que tenho recebido. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Tua bondade envolve a minha vida, Senhor!
2ª Dezena: Espírito Santo, que meu olhar seja filtrado pela bondade!
3ª Dezena: Espírito Santo, que minhas palavras sempre expressem bondade!
4ª Dezena: Espírito Santo, que eu seja bom em todos os meus atos!
5ª Dezena: Como és bom para mim! Sou profundamente agradecido!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
9º Dia: Segunda, 25 de abril – O FRUTO DA BENIGNIDADE
Medite: “Sois um Deus clemente e misericordioso, de coração grande, de muita benignidade e compaixão pelos nossos males” (Jn 4, 3). Os frutos do Espírito Santo manifestam o caráter de Deus em nós, são atributos d’Ele para fazer-nos seus semelhantes. É o jeito do céu na terra. A benignidade caracteriza, pois, o caráter, o cerne daquele que vive no Espírito, enquanto a bondade é sua manifestação. A benignidade pode ser traduzida também por amabilidade, delicadeza, consideração pelo outro. Ela se exerce nos pequenos gestos, naquele estado de atenção diante do outro. Sou benigno em meu proceder com o próximo? Expresso essa delicadeza em meus gestos?
Invoque: Pai, obrigado porque continuamente experimento teu amor e misericórdia inabaláveis. O Senhor é tão bom para mim e eu, com frequência, fico com raiva, magoado ou ofendido. Por favor, ajuda-me a mudar a maneira como penso dos outros e me comporto. É por meio do teu Espírito que sou perdoado e capacitado para viver de um jeito diferente. Portanto, hoje, convido-te, Espírito Santo, a me guiar, dirigir e indicar como posso ser mais atencioso, delicado, respeitoso com o meu próximo. Que nos pequenos gestos eu seja canal da tua benignidade. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Desperta minha sensibilidade, Espírito Santo!
2ª Dezena: Espírito Santo, torna-me delicado em meu jeito de ser!
3ª Dezena: Espírito Santo, tira toda dureza do meu coração!
4ª Dezena: Espírito Santo, quero manifestar amor a todos com quem me relaciono!
5ª Dezena: Por tantas delicadezas em minha vida, eu te dou graças!
A Nossa Senhora: Salve Rainha…
10º Dia: Terça, 26 de abril – O FRUTO DA MANSIDÃO
Medite: “Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação! Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a Lei de Cristo. Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6, 1-3); “Tomai o meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11, 29). “Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra” (Mt 5, 5). A mansidão não é passividade, mas é o equilíbrio entre as forças internas e as reações externas. Com a mansidão, os choques são dispersados ou diluídos e o bom senso é concentrado. É só olharmos para a vida de Jesus, para a forma como Ele agia: era brando, na hora de ser brando e era enérgico na hora de ser enérgico. Ele não era mais manso ao abraçar as crianças do que ao expulsar os vendilhões do templo. Sua capacidade de resposta era direcionada da forma correta nas circunstâncias diversas. Essa é a mansidão que precisamos buscar como fruto do Espírito.
Invoque: Amado Espírito Santo, eu quero me deixar conduzir por ti em todas as circunstâncias de minha vida. Dá-me o fruto da mansidão, para que que eu dissolva no amor toda violência e maldade. Que eu tenha a serenidade necessária para agir e reagir, diante de todas as provocações que a vida me trouxer. Que eu olhe para o meu Mestre e aprenda com Ele, que é manso e humilde de coração. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, acalma meu coração!
2ª Dezena: Dissolve toda força de vingança em mim, Espírito Santo!
3ª Dezena: Senhor, que eu seja sereno ao dizer sim e ao dizer não!
4ª Dezena: Espírito Santo, que eu supere todo sentimento de raiva em mim.
5ª Dezena: Acolho e sou agradecido pela mansidão que me dás nessa hora. Obrigado!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
11º Dia: Quarta, 27 de abril – O FRUTO DA FIDELIDADE
Medite: “Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 1-6). É interessante perceber que alguns Frutos do Espírito correspondem a virtudes, como a fidelidade, por exemplo. Enquanto virtude, a fidelidade é algo a ser exercido, aprimorado; enquanto fruto, é dádiva, é resultado da própria ação do Espírito na alma do cristão. É claro que não dá para separar um aspecto do outro; eles se interpenetram e se complementam. O fruto não dispensa o cultivo, assim como o cultivo não exclui a dádiva.
Invoque: Espírito Santo, todas as coisas se manifestam boas a seu tempo. Nada é difícil para realizares! Tu és fiel em cumprir tuas promessas. Mas, com frequência, esqueço-me disso e fico desanimado, quando as situações em minha vida parecem não mudar. Se não me fortaleceres eu não conseguirei me sustentar. Quero ser fiel a ti, como continuamente és fiel. Peço o fruto da fidelidade para que jamais eu me afaste do Caminho. Eu sei que a fidelidade é o caráter do amor e que, só em ti, posso ser forjado nessa qualidade. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Faz-me fiel, precioso Jesus!
2ª Dezena: Ajuda-me a ser fiel nas pequenas coisas, Espírito Santo!
3ª Dezena: Cura em mim, tudo que minha infidelidade produziu!
4ª Dezena: Tu és fiel, Senhor, e todas as tuas promessas são sim, em Jesus!
5ª Dezena: Eu te bendigo por tua fidelidade em minha vida, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
12º Dia: Quinta, 28 de abril – O FRUTO DA HUMILDADE
Medite: “Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu” (Rm 12, 3). Ser humilde é entender seu verdadeiro valor. Portanto, está longe de ser rebaixamento ou menosprezo de si, e muito menos do outro. Deus nos criou, nos ama e nos quer ver crescer. O humilde reconhece os seus talentos e os seus limites e sempre dispõe do que é e do que tem a serviço de Deus e do próximo. Você tem sido humilde?
Invoque: Espírito Santo, vivemos num mundo de muitas aparências e não é incomum que alguém seja ou se sinta diminuído por não corresponder aos padrões esperados de inteligência, beleza, força, condição social ou financeira e assim por diante. A humildade é menosprezada ou desprezada. Feliz parece ser o que se projeta e se destaca. Ajuda-me a não guiar minha vida pela ambição e de me considerar melhor ou pior do que o outro. Eu sei que toda aparência se dissolverá e só aquele que tiver verdadeira consistência interna permanecerá. Quero colocar o que tenho e o que sou a serviço do meu próximo. Dispõe de mim, Santo Espírito. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, depura-me de todo excesso!
2ª Dezena: Espírito Santo, dispõe do que sou e do que tenho!
3ª Dezena: Espírito Santo, quero ser melhor para o outro!
4ª Dezena: Mãe Santíssima, que tua humildade me eduque!
5ª Dezena: Jesus, quero aprender de ti que és manso e humilde de coração!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
13º Dia: Sexta, 29 de abril – O FRUTO DA TEMPERANÇA
Medite: “Mais vale a paciência que o heroísmo, mais vale quem domina o coração do que aquele que conquista uma cidade” (Pr 16, 32). Vejamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica: “A temperança é a virtude moral que modera a atração dos prazeres e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos nos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem os apetites sensíveis, guarda uma sã discrição e não se deixa arrastar pelas paixões do coração. A temperança é muitas vezes louvada no Antigo Testamento: ‘Não te deixes levar pelas tuas más inclinações e refreia os teus apetites’ (Eclo 18, 30). No Novo Testamento, é chamada ‘moderação’, ou ‘sobriedade’. Devemos ‘viver com moderação, justiça e piedade no mundo presente’ (Tt 2, 12)” (Catecismo da Igreja Católica, 1809).
Invoque: Espírito Santo, nas palavras que saem de minha boca, nos sentimentos que brotam do meu coração, nos pensamentos que povoam minha mente, quero corresponder às tuas inspirações. Quero viver uma vida disciplinada e cuidadosa, buscando as coisas do alto. Quando for tentado a ceder à raiva, ao egoísmo ou ao orgulho, ajuda-me a viver com sobriedade, não prendendo meu coração a nada. Eu entrego o controle da minha vida a ti. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, vem controlar todo o meu ser!
2ª Dezena: Espírito Santo, vem dirigir o meu viver!
3ª Dezena: O meu pensar, o meu falar, o meu sentir, o meu agir!
4ª Dezena: Ajuda-me a ser sóbrio em minha vida, Espírito Santo!
5ª Dezena: Quando eu fraquejar, ergue-me, coloca-me de pé!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
14º Dia: Sábado, 30 de abril – O PARÁCLITO
Medite: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós” (Jo 14, 15-17). O termo “Paráclito”, literalmente, significa “aquele que é chamado para estar ao lado”, por isso é traduzido por defensor, advogado. O Espírito Santo é Deus em nós e junto de nós. E Ele estará e permanecerá em nós sem jamais se afastar. Nesse momento mesmo em que você me lê, o Espírito está aí próximo de você, assistindo-o em todas as suas necessidades. Você jamais estará sozinho. Por que não recorrer a Ele?
Invoque: “Quem és Tu, (luz) Luz, que me enche e ilumina a escuridão de meu coração? Tu me guias, igual à mão de uma mãe, da qual, soltando-me, não saberia caminhar mais um só passo. Tu és o lugar que cerca meu ser e em si me acolhe. Saindo de ti, mergulho no abismo do nada, de onde Tu elevaste o meu ser. Tu estás mais próximo a mim do que eu a mim mesmo, e mais íntimo do que meu interior. No entanto, continuas intocável e incompreensível, arrebatando – do que existe: Santo Espírito – Eterno Amor. Amém.” (Edith Stein)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Eu não estou só, porque o Pai está comigo!
2ª Dezena: Tu estás sempre junto a mim, doce Espírito Santo!
3ª Dezena: Tu, mais íntimo de mim mesmo, Espírito Santo!
4ª Dezena: Conduze-me, Espírito Santo!
5ª Dezena: Alma de minh’alma, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
15º Dia: Domingo, 1º de maio – TEMPLOS
Medite: “Não sabeis que sois o Templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3, 16). “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo” (1Cor 6, 19-20)
Há uma profunda dignidade do corpo humano que, para a fé cristã, não é o mero invólucro da alma e nem um objeto do qual se pode dispor a bel-prazer. É nesse corpo – nossa biologia – que nossa história é feita – nossa biografia – e que um dia se tornará um corpo glorificado. Assim nos diz o Catecismo da Igreja Católica: “O corpo do homem participa da dignidade da ‘imagem de Deus’: ele é corpo humano precisamente porque é animado pela alma espiritual, e é a pessoa humana inteira que está destinada a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito. Unidade de corpo e de alma, o homem, por sua própria condição corporal, sintetiza em si os elementos do mundo material, que nele assim atinge sua plenitude e apresenta livremente ao Criador uma voz de louvor. Não é, portanto, lícito ao homem desprezar a vida corporal; ao contrário, deve estimar e honrar seu corpo, porque criado por Deus e destinado à ressurreição no último dia” (CIC 364). Hoje é dia de São José Operário. Que ele rogue por todos os trabalhadores.
Invoque: “Espírito Santo, tu és a alma de minha alma. Cheio de humildade, te adoro. Ilumina-me, fortifica-me, guia-me e consola-me. Revela-me tanto quanto isso corresponde ao plano do Eterno Pai. Revela-me os teus desejos. Faze-me entender o que o Amor Eterno de mim deseja. Faze-me entender o que devo fazer. Faze-me entender o que devo sofrer. Faze-me entender o que, em silêncio, com modéstia e reflexão, devo aceitar, carregar e suportar. Sim, Espírito Santo, faze-me entender a tua vontade e a vontade do Pai. Pois minha vida inteira não quer ser mais que um contínuo e perpétuo SIM aos desejos e ao querer do Eterno Pai. Amém!” (Pe. José Kentenich).
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Eu sou templo onde habita Deus!
2ª Dezena: Tu habitas em mim, Espírito Santo. Obrigado!
3ª Dezena: Perdão pelas vezes que não vivi a dignidade de meu corpo!
4ª Dezena: Creio no corpo glorioso que receberei na ressurreição!
5ª Dezena: Por tudo que sou, por tudo que tenho, eu sou grato!
À Nossa Senhora: Salve-Rainha
16º Dia: Segunda, 02 de maio – REVIVER
Medite: “Todos os seres esperam de vós que lhes deis de comer em seu tempo. Vós lhes dais e eles o recolhem; abris a mão, e se fartam de bens. Se desviais o rosto, eles se perturbam; se lhes retirais o sopro, expiram e voltam ao pó donde saíram. Se enviais, porém, o vosso sopro, eles revivem e renovais a face da terra” (Sl 103, 27-30).
O Ruah – sopro – de Deus está na origem de todas as coisas. Sem Deus nada somos. Como em nós há um princípio vital – o hálito – que anima nosso corpo, mantendo-nos vivos, é no Espírito Santo que subsistimos. Nele tudo revive e se renova. O que, em sua vida, está necessitando reviver?
Invoque: “Espírito do Pai e do Filho, vem. Espírito do amor, vem. Espírito de infância, de paz, de confiança e de alegria, vem. Júbilo secreto, que brilha através das lágrimas do mundo, vem. Vida mais forte do que toda a nossa morte, vem. Pai dos pobres e advogado dos oprimidos, vem. Luz de eterna verdade e amor derramado nos corações, vem. Vem: renova e estende a tua visita dentro de nós. Em ti colocamos a nossa confiança. Amamos a ti, que és o Amor. Em ti temos Deus por Pai, porque, dentro de nós, tu clamas: ‘Abba, Pai amantíssimo’. Habita em nós. Não nos abandones na dura luta da vida, e quando chegar o seu fim e estivermos sozinhos, vem, Espírito Santo. Amém.” (Karl Rahner)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, sopra em mim!
2ª Dezena: Espírito Santo, faz-me reviver!
3ª Dezena: Espírito Santo, tu és o hálito que me anima!
4ª Dezena: Contigo, Espírito Santo, um dia, devolverei meu sopro ao Pai!
5ª Dezena: Espírito Santo, bendito sejais por tua renovação em mim!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
17º Dia: Terça, 03 de maio – FONTE DE ESPERANÇA
Medite: “A esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 5).
A esperança não é a projeção ilusória de um desejo, ainda que muito saudável, de que algo possa dar certo; é o esteio onde a vida do que ama a Deus cresce, se robustece e firma-se. Na esperança, os passos podem ser dados um depois do outro em direção ao amanhã, pois a força vem do imarcescível amor de Deus que não apenas nos foi comunicado: foi-nos dado, presenteado. Você pode confiar, você pode seguir em frente, pois o que espera você – se continuar perseverante no caminho – é bênção. Você pode ter esperança! Hoje, celebram-se dois apóstolos Felipe e Tiago. Peçamos a intercessão dessas duas colunas espirituais da Igreja.
Invoque: “Espírito Santo, amor substancial do Pai e do Filho. Amor incriado, que habitas nas almas justas, vem sobre mim com um novo Pentecostes, trazendo-me a abundância dos teus dons, dos teus frutos, da tua graça, e une-te a mim qual Esposo dulcíssimo da minha alma. Eu me consagro totalmente a ti: invade-me, toma-me, possui-me todo.
Sê luz penetrante que ilumine a minha inteligência, moção suave que atraia a minha vontade, força sobrenatural que dê vigor ao meu corpo. Completa em mim a tua obra de purificação, de santificação e amor.
Torna-me puro, transparente, simples, verdadeiro; livre, pacífico e suave; calmo, sereno, mesmo na dor; ardente de amor para com Deus e para com o próximo. Amém.” (Irmã Carmela do Espírito Santo)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, infunde uma profunda esperança em minha alma!
2ª Dezena: Espírito Santo, Tu és a certeza em mim de que o amanhã é promessa!
3ª Dezena: Eu confio, eu espero, eu entrego. Agora e a cada dia!
4ª Dezena: Espírito Santo, que o desespero jamais tome conta de mim!
5ª Dezena: Pela certeza da bênção, eu te dou graças, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
18º Dia: Quarta, 04 de maio – O MELHOR
Medite: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem” (Lc 11, 13).
No Evangelho segundo Mateus, está escrito: “Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem” (Mt 7, 11). O Espírito Santo é o melhor de Deus, pois é Deus mesmo. O que de melhor, realmente, alguém pode dar de si que a si mesmo? Mas nós, marcados pelo egoísmo, queremos “coisas”. Há aqueles que certamente trocariam o ser de Deus por algo supostamente grande que lhes fosse dado. Não é essa a sedução que está presente nas origens, como relata o livro do Gênesis, na sedução da serpente (cf. Gn 3, 1-6)? O melhor, Deus já deu e dá constantemente a você: o Espírito Santo!
Invoque: Eu te bendigo, Pai, pela dádiva maior que o teu amor tem trazido à minha vida: o Espírito Santo. Perdão, por não reconhecer isso; por querer, como o filho pródigo, trocar a pertença ao teu amor, por uma ilusória vida cheia de coisas. Em mim está o melhor que é o Senhor mesmo. Ajuda-me, Espírito Santo, a reconhecer a tua presença em mim e a dar o melhor de mim mesmo ao próximo. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Tu és, Senhor, o melhor em mim mesmo!
2ª Dezena: Espírito Santo, se tenho a ti, tenho a eternidade!
3ª Dezena: Que eu não me iluda, Senhor, com nenhum simulacro de felicidade!
4ª Dezena: Por ti, contigo e em ti, eu posso mais, Espírito Santo!
5ª Dezena: Pela herança de ti mesmo em minha vida, eu sou agradecido!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
19º Dia: Quinta, 05 de maio – TESTEMUNHAS
Medite: “Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1, 8).
Jesus não deixou seus discípulos desamparados, nem em vista da vida pessoal nem em vista da missão. O Espírito Santo veio para capacitá-los para que pudessem anunciar Seu nome em todas as circunstâncias e em toda parte. Um testemunho que brota, antes de tudo, do exercício da caridade, mas também na pregação explícita do Evangelho, ainda que não seja, por vezes, acolhida. Nossas Comunidades, e cada um de nós, necessitamos dessa capacitação do Espírito para poder, em um mundo tão conturbado, dar testemunho de Jesus, “Caminho, Verdade e Vida”.
Invoque: “Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, eu te adoro, louvo e amo. Peço-te perdão por todas as vezes que te ofendi em mim e no meu próximo. Vem, com a plenitude de teus dons, nas ordenações, nas consagrações, e nas crismas. Ilumina, santifica, aumenta o zelo apostólico em todos nós. Espírito de verdade, consagro-te a minha inteligência, imaginação e memória, ilumina-me. Dá-me conhecer Jesus Cristo (mestre) Mestre. Revela-me o sentido profundo do Evangelho e tudo o que ensina a Santa Igreja. Concede-me o dom da sabedoria, da inteligência, do conselho. Espírito santificador, consagro-te a minha vontade: conduze-me sempre e em tudo conforme a vontade do Pai. Concede-me o dom da fortaleza e o santo temor de Deus. Espírito de vida, consagro-te o meu coração: faze crescer em mim a vida divina. Concede-me o dom da piedade. Amém.”
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, quero ser testemunha da pessoa e do Evangelho de Jesus!
2ª Dezena: Espírito Santo, capacita-me para a missão!
3ª Dezena: Espírito Santo, enche-me com teu amor e poder!
4ª Dezena: Espírito Santo, esvazia-me de mim mesmo!
5ª Dezena: Espírito Santo, que eu diminua e cresça Jesus em mim!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
20º Dia: Sexta, 06 de maio – A EDIFICAR A IGREJA
Medite: “Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Jd 1, 20-21).
Jesus é o Fundamento onde a Igreja se edifica, tendo Simão sido constituído “Pedra”, na qual a Igreja tem seu crescimento e unidade. O Espírito Santo é o dinamismo dessa Comunidade, onde somos chamados a nos edificar e sustentar mutuamente. A oração constitui-se o grande meio para o cultivo e aprimoramento dessa Obra, até o definitivo dia, quando nos uniremos para sempre Àquele que é a razão da nossa esperança: Cristo Jesus!
Invoque: Amado Senhor Jesus, obrigado por teres feito de mim membro vivo do teu Corpo, tua amada Igreja, pela qual deste tua vida. Quero zelar com todo cuidado pela minha fé. Oro, nessa comunhão que o Espírito Santo suscita entre nós, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, por nossos Bispos e padres; pelos diáconos e todos os ministros do Evangelho em nossas Comunidades. Que mutuamente nos edifiquemos com palavras e gestos que brotem do amor e ao amor convirjam. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, abençoa e inspira o Papa Francisco!
2ª Dezena: Espírito Santo, confirma no pastoreio nosso Bispo N.
3ª Dezena: Espírito Santo, dá um profundo zelo e amor pela Igreja a todos os sacerdotes!
4ª Dezena: Espírito Santo, que nossos diáconos e demais ministros sejam sempre servidores do Evangelho!
5ª Dezena: Eu quero, Espírito Santo, ajudar a edificar a Igreja no amor e no serviço!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
21º Dia: de maio – Sábado, 07 de maio – ÁGUAS PURAS
Medite: “Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Dentro de vós colocarei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos” (Ez 36, 25-27)
Um dos símbolos do Espírito Santo é a água. É o Espírito Santo que aplica em nossa vida a obra redentora de Jesus realizada na Cruz, pela qual somos purificados do pecado, não por nossos méritos, mas pela infinita misericórdia do Pai. Só Ele pode tirar de nosso peito o coração de pedra, fechado à Vontade do Pai e nos dar um coração novo, renascido para o Amor e, consequentemente, buscador da Divina Vontade. Termine seu momento de oração bebendo um pouco de água, de preferência benta.
Invoque: Ó Agua Viva, vem! Tenho consciência que és, em mim, fonte, continuamente jorrando para que eu não padeça de sede durante minha jornada. Tenho contaminado estas águas, purifica meu coração. Faz com que elas possam chegar aos recônditos mais profundos do meu ser, irrigando, gerando vida, fecundando-me para que eu possa viver mais leve e feliz, aqui e, sobretudo, na eternidade. Tira de mim tudo aquilo que torna meu coração insensível diante dos toques que a Graça me traz para poder evoluir. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Vem, ó Água Viva, ó Água Pura, fecundar meu coração!
2ª Dezena: Vem, ó Água Viva, transformar meu coração!
3ª Dezena: Espírito Santo, tira do meu peito tudo que endurece meu coração!
4ª Dezena: Espírito Santo, que eu siga todos os preceitos do Pai!
5ª Dezena: Espírito Santo, faz-me novo, renovado em Jesus!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
22º Dia: Domingo, 08 de maio – MÃE MARIA
Medite: “Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo: ‘O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus’”. (Lc 1, 34-35)
A relação entre Maria e o Espírito Santo é única na história da humanidade. O Espírito Santo nela gerou o Verbo eterno, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Deus Filho. Por isso, ela é chamada “Mãe de Deus”, pois é Mãe de Deus Filho. Assim sendo, com tudo que se possa honrar a Mãe Santíssima será pouco, diante do que ela representa. Ao mesmo tempo, Maria, já sendo humilde, tornou-se mais humilde ainda, de forma que nela resplandece a Luz Divina, sem opacidade, algo que nenhuma outra criatura humana ou angelical pode trazer em si e ter tal transparência. A “sombra” que a envolveu tornou-a ainda mais cheia de luz.
São Francisco de Assis, tocado pelo excelso mistério da encarnação do Verbo, volta-se para a Mãe Santíssima e reza, como fazemos também nós nesse Dia das Mães:
Invoque: “Salve, Senhora santa, Rainha santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita Igreja, eleita pelo santíssimo Pai celestial, que vos consagrou por seu santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito! Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo o bem! Salve, ó palácio do Senhor! Salve, ó tabernáculo do Senhor! Salve, ó morada do Senhor! Salve, ó manto do Senhor! Salve, ó serva do Senhor! Salve ó Mãe do Senhor! Salve vós todas, ó santas virtudes derramadas, pela graça e iluminação do Espírito Santo, nos corações dos fiéis, transformando-os em fiéis servos de Deus”. (São Francisco de Assis)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Bendito sejas, Santo Espírito em tua esposa, a Virgem Maria!
2ª Dezena: Salve, Senhora santa, Mãe de Deus, ó Maria!
3ª Dezena: Maria, minha querida Mãe, eu te saúdo: salve!
4ª Dezena: Espírito Santo, gera em mim Jesus, meu Senhor e Salvador!
5ª Dezena: Obrigado, Senhor, pela Mãe que me deste. Muito obrigado!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
23º Dia: Segunda, 09 de maio – SABEDORIA ETERNA
Medite: “Há nela (na sabedoria) com efeito, um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, penetrante, puro, claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre, benéfico, benévolo, estável, seguro, livre de inquietação, que pode tudo, que cuida de tudo, que penetra em todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis. Mais ágil que todo o movimento é a sabedoria, ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-poderoso; assim mancha nenhuma pode insinuar-se nela. É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade. Embora única, tudo pode; imutável em si mesma, renova todas as coisas. Ela se derrama de geração em geração nas almas santas e forma os amigos e os intérpretes de Deus, porque Deus somente ama quem vive com a sabedoria! É ela, com efeito, mais bela que o sol e ultrapassa o conjunto dos astros. Comparada à luz, ela se sobreleva, porque à luz sucede a noite, enquanto que, contra a sabedoria, o mal não prevalece. Ela estende seu vigor de uma extremidade do mundo à outra e governa todas as coisas com felicidade.” (Sab 7, 22 – 8, 1)
No Antigo Testamento, a sabedoria personifica o Espírito Santo. Desde sempre, Deus Espírito Santo age, pois toda ação de Deus é trinitária. Todavia, Ele ainda não havia sido revelado, pois foi Jesus quem revelou o Pai e o Espírito Santo. Podemos ver nesse elogio à sabedoria, os traços daquilo que é o Espírito Santo e de sua obra em nós. Releia o texto bíblico, substituindo a palavra “sabedoria” por “Espírito Santo” e você verá um grande louvor à Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Invoque: “Respirai em mim, ó Espírito Santo, para que seja santo o meu pensar. Impeli-me, ó Espírito Santo, para que seja santo o meu agir. Atrai-me, ó Espírito Santo, para que eu ame o que é santo. Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo. Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo.” (Santo Agostinho)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, Tu és único, múltiplo, sutil, móvel!
2ª Dezena: Espírito Santo, Tu és penetrante, puro, claro, agudo!
3ª Dezena: Espírito Santo, Tu podes tudo, cuidas de tudo, penetras em todos os espíritos!
4ª Dezena: Espírito Santo, és a efusão da Luz eterna!
5ª Dezena: Espírito Santo, Tu formas os amigos de Deus! Quero ser esse amigo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
24º Dia: Terça, 10 de maio – AS PROFUNDEZAS DE DEUS
Medite: “Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais.” (1Cor 2, 10-13)
Das profundezas de Deus às nossas profundezas; das nossas profundezas às profundezas de Deus. O Espírito Santo sonda nossas realidades mais íntimas, muito além, até, do que o nosso pecado tem o poder de comprometer e até de estragar. Ele vai àqueles lugares silenciosos de nossa alma, onde Ele mesmo colocou uma fonte de água límpida, além dos nossos tumultos e distrações. Assim, da mesma forma, se queremos nos tornar íntimos de Deus, só o podemos ser pelo Espírito Santo. Quanto tempo e energia perdemos por buscar fora o que está dentro e por não tomarmos aquele caminho que leva ao nosso mais íntimo. Peça isso ao Espírito Santo. Ele será seu mestre interior nessa jornada.
Invoque: Espírito Santo, meu Mestre interior, presente em meu núcleo mais profundo e que deixas teu rastro de luz em cada pensamento, palavra e gesto que brotam do amor em mim. Quero tomar a senda em direção ao meu interior e afastar-me daquilo que me esvazia e ofusca a presença da Luz em mim. Ajuda-me a vencer os obstáculos que eu mesmo coloco em minha jornada, sobretudo por identificar-me com aquilo que não permanece, tanto fora como dentro de mim. Leva-me a um nível mais profundo de intimidade. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, Tu me sondas e conheces!
2ª Dezena: Leva-me, Espírito Santo, ao mais íntimo de mim!
3ª Dezena: Espírito Santo, que eu não me perca em minha jornada interior!
4ª Dezena: Quero viver a partir do centro do meu núcleo mais profundo!
5ª Dezena: Espírito Santo, acalma meu coração, pacifica minha mente, revitaliza meu corpo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
25º Dia: Quarta, 11 de maio – A INTERCESSÃO EM NÓS
Medite: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.” (Rom 8, 26-27)
O princípio da força é o reconhecimento da própria fraqueza. Quantos simplesmente ignoram, desprezam ou fingem não ver as fraquezas que traz em si. Na experiência assumida da própria fraqueza, o Espírito pode comunicar ao nosso interior o que declarou a Paulo: “Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força” (2Cor 12, 9). O Espírito Santo não só é o intercessor em nós, mas a própria intercessão, de forma que o Pai, ao olhar para nós, vê em nós a presença amorosa do Espírito. Lembremo-nos, no entanto, que fraqueza não assumida, erro não admitido, pecado não confessado, tornam-se realidades não redimidas. Por outro lado, quando tudo isso é apresentado e entregue ao Espírito, Ele nos socorre, intercede e atende nossa oração.
Invoque: “Vinde, Espírito Criador, visitai as almas dos Vossos fiéis; e enchei da graça divina os corações que criastes! Vós sois o nosso Consolador, dom do Deus Altíssimo, fonte viva, fogo, caridade, e unção espiritual. Vós derramais sobre nós os sete dons; vós o dedo da mão de Deus; vós o prometido do Pai; vós que pondes nos nossos lábios o tesouro da vossa palavra. Acendei com a vossa luz a nossa inteligência; infundi o vosso amor nos nossos corações, e com o vosso perpétuo auxílio fortalecei a nossa débil carne. Afastai de nós o inimigo; dai-nos prontamente a paz, sede Vós próprio o guia. Evitaremos todo o mal. Por Vós conheçamos o Pai, e também o Filho; dai-nos crer sempre em Vós, Espírito do Pai e do Filho. Glória ao Pai, Senhor, e ao Filho que ressuscitou, e ao Espírito Consolador. Por todos os séculos. Amém.” (Oração rezada diariamente por São João Paulo II)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, sou consciente de minhas fraquezas. Auxiliai-me!
2ª Dezena: Espírito Santo, inundai de luz a minha alma!
3ª Dezena: Espírito Santo, socorrei-me em minha fraqueza!
4ª Dezena: Ó fonte viva, fogo, caridade e espiritual unção!
5ª Dezena: Espírito Santo, levai, por Jesus, minhas necessidades ao Coração do Pai!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
26º Dia: Quinta, 12 de maio – NA COMUNHÃO DOS SANTOS
Medite: “Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior. Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Ef 3, 14-19)
À obra de intercessão que o Espírito Santo realiza em nós, juntam-se os intercessores, rogando para que essa compreensão espiritual seja realidade na alma de cada discípulo. É a maravilhosa comunhão dos santos, da qual participamos, pelo Batismo, como Igreja. O que Paulo pedia a Deus para a Comunidade de Éfeso, é o que continua a pedir por todos nós, assim como os que nos precederam na fé e querem que continuemos firmes e perseverantes. Colocamos tantos objetivos na vida e muitos acabam esquecendo-se daquele que deveria ser nosso principal alvo: o crescimento do nosso homem interior, totalmente mergulhado no amor de Cristo. Alegre-se por fazer parte dessa Comunidade de fé e peça a graça do crescimento interior.
Invoque: Santo Espírito, Tu és a profunda comunhão entre o Pai o Filho e, sendo comunhão, a promoves e realizas em nós. Eu agradeço por fazer parte desse Corpo Espiritual que é a Igreja e porque sei que muitos irmãos, que já estão no plano celeste, intercedem por mim para que eu não esmoreça na fé, mas, ao contrário, permaneça firme até o definitivo dia. Quero crescer em minha vida interior. Para tanto, ajuda-me a me livrar dos excessos, a não fixar-me no que é secundário e a cultivar o que é essencial e não passa. Vem em meu auxílio. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Quero crescer em minha vida interior, Espírito Santo!
2ª Dezena: Creio no Espírito Santo, na comunhão dos santos!
3ª Dezena: Em ti, Espírito Santo, posso crescer e me fortalecer!
4ª Dezena: Ajuda-me a escolher o que realmente importa, Espírito Santo!
5ª Dezena: Sou agradecido por tudo que fazes em mim e por mim!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
27º Dia: Sexta, 13 de maio – SOPRO E BARRO
Medite: “O espírito de Deus me criou e o sopro do Todo-poderoso me deu a vida. Se puderes, responde-me. Toma posição e fica firme diante de mim. Em face de Deus somos iguais. Como tu, eu também fui formado do barro!” (Jó 33, 4-6)
Olhe para si mesmo e confesse íntima e humildemente que você é fruto do amor de Deus que o criou, que o fez participante daquilo que Ele mesmo é. Há um desígnio para sua vida e você não está aqui por acaso. Da terra você veio e faz parte de toda obra criada e isso deve devolver-lhe uma profunda consciência de que precisa zelar pela obra criada, dela cuidando diligentemente. Formado do barro, Deus colocou em você seu sopro, de forma que, diferentemente de todas as demais criaturas, participa do que Ele é, de sua essência. Paulo nos lembra dessa nossa frágil condição e, ao mesmo tempo, reconhece o que Deus fez por nós: “Temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós” (2Cor 4, 7). Seja humilde e agradecido! Hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima. Que a Mãe Santíssima interceda por nós e nos ajude em nosso processo de conversão.
Invoque: Senhor e soberano Deus, princípio de todos os seres no universo. Tu és a origem de todas as coisas e tua glória se espalha e se espelha em tudo que existe. O brilho de tua luz supera infinitamente a luz de todos os astros. Tu me criaste e me chamaste de filho e me constituíste, em Jesus, por pura misericórdia, herdeiro da vida eterna. Eu te bendigo. Humildemente, reconheço a presença do teu Espírito animando meu ser. Hálito do meu hálito, sopro que um dia devolverei a ti. Sou espírito e sou barro, sou filho e sou terra, sou sopro e sou pó. Creio e agradeço. Amém .
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Teu sopro me deu vida, Espírito Santo!
2ª Dezena: Sou vaso de barro e, em Jesus, sou filho do Pai Eterno!
3ª Dezena: Quebranta todo orgulho em mim e faz de mim um vaso novo!
4ª Dezena: Espírito Santo, Tu estás presente em toda obra criada!
5ª Dezena: Obrigado, Espírito Santo porque me revitalizas nessa hora!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
28º Dia: Sábado, 14 de maio –
Medite: “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas.” (Jl 3, 1-2)
Essa promessa cumpriu-se em plenitude no dia de Pentecostes e continua a se cumprir por meio da Igreja, até a volta de Jesus; é promessa, mas é também desafio e convite. Em tempos de tanto sofrimento, truculência, indiferença, como são necessários profetas que lembrem ao mundo que Deus está vivo e que chama a humanidade à paz, ao respeito, ao reconhecimento da dignidade humana em todas as suas fases! É tão incoerente ver que muitos que gritam pelo fim das guerras – como na Ucrânia – são os mesmos que gritam a favor do aborto, por exemplo. Precisamos de anciãos que não desistam dos seus sonhos e olhem para frente com esperança; precisamos de jovens que tenham visões a partir da visão de Deus para a humanidade e que não olhem tão somente para si mesmos; precisamos da ação do Espírito sobre os “escravos e escravas”, pois quando o Espírito vem já não há mais escravidão, pois todos são feitos filhos e irmãos. Venha, pois, sobre nós, o Espírito Santo.
Hoje é dia do apóstolo São Matias. Que ele interceda por toda a Igreja.
Invoque: Espírito Santo, o mundo precisa da tua ação poderosa e libertadora. A humanidade está ferida e parece perdida, diante de tanto orgulho e egoísmo, ainda que propague tanto o amor. O sangue dos inocentes clama por justiça, mas, antes que venha a justiça final, visita-nos com misericórdia e unção para que despertem os que estão dormindo e conheçam Aquele que por nós deu a vida. Capacita-nos a fazer o que for possível e que não nos acovardemos diante das pressões contrárias. Aviva tua Igreja, aviva cada um de nós. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, aviva-nos com teu poder!
2ª Dezena: Espírito Santo, renova a unção em nosso meio!
3ª Dezena: Espírito Santo, clamamos pela humanidade: tem piedade!
4ª Dezena: Espírito Santo, renova em meu coração a graça batismal!
5ª Dezena: Tira do nosso meio toda escravidão e torna-nos um povo irmão!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
29º Dia: Domingo, 15 de maio – DA PARTE DE DEUS
Medite: “Essa mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com Ele no monte santo. Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações. Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.” (2Pd 1, 18-21)
É como Igreja que cremos, é como Igreja que somos conduzidos pelo Espírito Santo. Certamente o Espírito fala ao nosso coração, mas não para que cada um seja o produtor de sua própria doutrina por interpretação individual dos textos bíblicos. A Igreja o faz como fruto de um exame cuidadoso e profundo discernimento. Portanto, para que você seja guiado na sua vida pessoal, cotidiana, saiba que o Espírito certamente o inspirará, mas sempre em harmonia com aquilo que a Igreja ensina como doutrina.
Invoque: “Creio em ti, Espírito Santo, Senhor e doador de vida, que pairavas sobre as águas da primeira criação e desceste sobre a Virgem acolhedora e sobre as águas da nova criação. Tu és o vínculo do amor eterno, a unidade e a paz do amado e do amante, no diálogo eterno do amor. Tu és o êxtase e o dom de Deus, Aquele em que o amor infinito se abre na liberdade, para suscitar e contagiar amor. Amém.” (Bruno Forte)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Com tua luz, sempre conduzes a Santa Igreja, Espírito Santo!
2ª Dezena: Oro como Igreja e com a Igreja, Espírito Santo!
3ª Dezena: Quero sempre crescer na comunhão contigo e com a Igreja, Espírito Santo!
4ª Dezena: Espírito Santo, que a Santa Igreja seja luz em meio ao mundo!
5ª Dezena: Obrigado por fazer parte desse Corpo espiritual que é a Igreja!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
30º Dia: Segunda, 16 de maio – A POMBA
Medite: “Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: ‘Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição’.” (Lc 3, 21-22)
Um dos símbolos mais usuais para representar o Espírito Santo é a pomba. “Em primeiro lugar, estudiosos bíblicos destacam que o Talmud da Babilônia compara a uma pomba o Espírito de Deus que paira sobre as águas na criação: ‘E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas – como uma pomba que paira sobre os seus filhotes sem tocá-los’. Tal texto não consta com essas mesmas palavras no livro do Gênesis, mas o primeiro livro da Bíblia também afirma, já em seu início: ‘O Espírito de Deus pairava sobre as águas’ (Gênesis 1, 2).
Em segundo lugar, Noé enviou uma pomba em busca de terra quando as águas do dilúvio começaram a baixar. O Gênesis relata que a pomba retornou a ele pela tarde, trazendo ao bico uma folha verde de oliveira (cf. Gênesis 8, 11). O episódio é diretamente ligado ao Batismo de Jesus, já que o dilúvio é visto no cristianismo como prefiguração do Batismo.
Em terceiro lugar, ainda no contexto pagão, as pombas eram vistas no mundo antigo como representativas do divino. Era muito comum que deuses e deusas fossem representados cercados por pombas” (cf. aleteia.org).
Também o Espírito vem a nós, consagrando-nos no Batismo, recriando-nos à imagem do novo homem, renascido em Cristo Jesus.
Invoque: Ó Espírito incriado, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. Com o Pai e o Filho, Tu és um e com o Pai e o Filho és digno de todo louvor, honra e glória. Foste prefigurado no dilúvio pela pomba que trazia o ramo de oliveira, mostrando que a terra estava sendo recriada. No Batismo de Jesus, igualmente te manifestaste, porque ali estava o Senhor da Paz, Aquele que, verdadeiramente, tudo faz renascer. Vem hoje sobre nós e faz-nos renascer em nossa fé. Conduze-nos ao nosso “Jordão”, para que nos banhemos novamente nas águas que nos redimiram e pelas quais nos tornamos partícipes da vida divina. Pomba divina, vem!
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, leva-nos à intimidade com Jesus e o Pai!
2ª Dezena: Vem, Pomba divina, mensageira da Paz do Céu!
3ª Dezena: Conduze-me ao Jordão do meu Batismo!
4ª Dezena: Santo Espírito, enche a minha vida!
5ª Dezena: Pela tua Graça, posso hoje renascer. Eu recebo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
31º Dia: Terça, 17 de maio – CAPACITADOS PARA A MISSÃO
Medite: “Perguntei de novo ao porta-voz: ‘Meu Senhor, que coisas são estas?’. Ele respondeu: ‘Não sabes o que isso significa?’. Respondi: ‘Não, meu Senhor’. Então, ele explicou: ‘Este é o oráculo do Senhor a respeito de Zorobabel: não pelo poder, nem pela violência, mas sim pelo meu Espírito é que ele cumprirá a sua missão – oráculo do Senhor.” (Zc 4, 4-6)
Convivemos com realidades que vão muito além do que se pode ver, palmilhadas de luz, mas também de enfrentamento das trevas. No entanto, na mesma proporção que interagem no plano físico, também há capacitação espiritual para que se enfrente e triunfe nessas batalhas. É o que o Espírito Santo faz, ungindo-nos para que cumpramos eficazmente nossa missão na evangelização para fazer o mundo mais parecido com o sonho de Nosso Senhor e vencermos nos planos espirituais. Siga com fé. Se você for dócil o Espírito o capacitará.
Invoque: “Vem, Senhor, segura-me. Desapega meu coração de tudo; que ele seja bem livre, para que nada o impeça de te ver. Dobra minha vontade, abaixa o meu orgulho, Tu tão humilde de coração. Modela meu coração para que possa ser tua habitação amada, e venhas repousar nela e conversar comigo numa união ideal. Senhor, que esse pobre coração seja um só com o teu… Só Tu podes encher sua solidão. Que eu não procure nada fora de ti: só Tu és capaz de me contentar. Amém.” (Elisabete da Trindade)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Capacita-me para a missão, Espírito Santo!
2ª Dezena: Sou fraco! Vem em auxílio da minha fraqueza, Espírito Santo!
3ª Dezena: Espírito Santo, adestra as minhas mãos para o combate!
4ª Dezena: Quero ser um instrumento em tuas mãos, Senhor!
5ª Dezena: Por tudo o que fazes em meu favor, sou agradecido!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
32º Dia: Quarta, 18 de maio – O ESPÍRITO ESTÁ SOBRE MIM
Medite: “Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s): “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. E, enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Ele começou a dizer-lhes: ‘Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir’.” (Lc 4, 17-21)
Esse texto é fundante para a Congregação do Santíssimo Redentor, os redentoristas. Ele confere a identidade do missionário a partir da própria missão de Jesus, o Santíssimo Redentor. Jesus é, ao mesmo tempo, o que recebe a unção do Espírito e Aquele que libera o próprio Espírito. Trata-se de uma missão de redenção, de devolver à liberdade os mais diversos tipos de cativos. Isso se aplica ao nível pessoal, mas também social: homens livres, num mundo liberto de injustiças e que se assemelhe ao Reino de Deus. Essa é a unção que o Espírito tem para toda a Igreja e para você também.
Invoque: Espírito Santo, pelo nome santo de Jesus, vem. Vem, Unção Divina, para levantar testemunhas capazes de levar o nome e a mensagem de Jesus aos corações e aos povos. Vem, Fogo do Alto, queimar o que é excesso em nós. Vem, Libertador, quebrar toda espécie de jugo. Vem, Santa Luz, restituir a visão aos cegos pelo pecado. Vem, Pai dos Pobres, tirar da indigência os que padecem na miséria. Vem, Fonte de Vida, curar os enfermos do corpo e da alma. Vem, Bálsamo Sagrado, sarar os contritos e feridos de coração. Vem, Espírito Santo, aplicar em nós os frutos da Redenção conquistados na Santa Cruz pelo Senhor Jesus. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Vem, Espírito Santo, trazer a Boa Nova de libertação a todos os pobres!
2ª Dezena: Vem, Espírito Santo, sarar os contritos e feridos de coração!
3ª Dezena: Vem, Espírito Santo, libertar todos os cativos do demônio!
4ª Dezena: Vem, Espírito Santo, curar-nos de toda cegueira!
5ª Dezena: Vem, Espírito Santo, trazer o Ano da Graça do Senhor!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
33º Dia: Quinta, 19 de maio – SONDA-ME E ME CONHECE
Medite: “Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também.” (Sl 138, 7-8)
Quantas vezes tentamos fugir ao olhar de Deus. Voltados, por demais, para o orgulho que nos ensimesma ou consumidos na culpa, de quem se envergonha e se fecha na autorreferencialidade. Foi o que aconteceu com nossos primeiros pais, Adão e Eva, após terem comido o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando isso acontece, é porque estamos voltados apenas ao que se passa em nós. O olhar do Pai é sempre misericordioso e pronto a perdoar. Por outro lado, o texto nos remete à certeza de que não existe situação que o Espírito Santo não possa nos alcançar e acompanhar. Descanse nessa promessa e não fuja – por orgulho, medo ou culpa – do olhar do Pai que sempre nos sonda com compaixão.
Invoque: “Espírito Santo! Creio que todas as vezes que desces à alma, aí preparas o domicílio para o Pai e para o Filho. Feliz quem merece hospedar-te! Por ti, nele estabelecem a sua morada o Pai e o Filho. Vem, pois, vem benigníssimo consolador de todo aquele que sofre, protetor em toda a ocorrência e sustentáculo em toda a tribulação.
Vem purificador dos delitos, médico das feridas. Vem, fortaleza de frágeis, restaurador dos que caem. Vem, mestre dos humildes, Tu que abates os soberbos. Vem, piedoso pai dos órfãos, compassivo juiz das viúvas.
Vem, esperança dos pobres, refrigérios dos enfermos. Vem, estrela dos navegantes, porto dos náufragos. Vem, adorno singular dos vivos e salvação única dos que morrem.
Vem, Santíssimo Espírito, vem e tem piedade de mim. Reveste-me de ti e ouve-me propício, a fim de que, segundo a multidão das tuas misericórdias, a minha pequenez agrade à tua grandeza, a minha fraqueza agrade à tua fortaleza, por Jesus Cristo, meu Salvador, que com o Pai vive e reina na tua unidade, pelos séculos dos séculos. Assim seja.” (Santo Agostinho)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Senhor, eu sei que Tu me sondas!
2ª Dezena: Espírito Santo, nada está oculto ao teu olhar compassivo!
3ª Dezena: Tu moves, Espírito Santo, meu coração para a Luz!
4ª Dezena: Não fugirei ao teu olhar, mas nele mergulharei!
5ª Dezena: Senhor, eu sei que Tu me amas. Eu também te amo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
34º Dia: Sexta, 20 de maio – BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO
Medite: “Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro.” (Mt 12, 32).
O pecado contra o Espírito Santo é o fechamento à Graça. Não é “algo” que se faz, mas o que não se faz, ou seja, abrir-se à misericórdia. Vejamos o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica: “‘Todo pecado, toda blasfêmia será perdoada aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada’ (Mt 12,31). Pelo contrário, quem a profere é culpado de um pecado eterno. A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna.” (CIC, Nº 1864).
Esse é o mais terrível pecado e o próprio Espírito nos dá um dom para nele não incorrermos: o dom do Temor de Deus. Nosso Anjo de Guarda tem como principal missão nos guardar para a vida eterna e, portanto, nos livrar de cometer esse pecado que pode ter como consequência a perdição eterna. Esse é o pior mal que pode acontecer com alguém, pois “que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8, 36).
Invoque: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Satanás, levantamos nosso escudo da fé contra ti e te resistimos com a espada do Espírito Santo, a Palavra de Deus, que proclama o teu julgamento como falso deus, acusador e afligidor dos filhos do Altíssimo. Confesso-me pecador e necessitado da salvação de Jesus Cristo e renuncio a todo endurecimento diante do meu pecado. Abro-me, profundamente, à Misericórdia do Pai que me perdoa e reconcilia.
Anunciamos que estão destruídas as tuas obras em nossas vidas e na vida de nossos familiares, companheiros de equipe e servos dos ministérios…
Pelo poder do Sangue de Jesus Cristo (sinal da cruz), rejeitamos e quebramos todas as pragas malignas, maldições, encantamentos, rituais, poderes psíquicos, obras de feitiçaria enviadas para derrotar ou destruir nossas vidas e ministérios.
Resistimos a todos os poderes demoníacos enviados contra nós por quem quer que seja. Ordenamos a todos os poderes do mal que voltem imediatamente para o lugar de onde vieram.
No nome de Jesus, abençoamos os que nos amaldiçoaram. Enviamos o Espírito Santo a eles, para que os convença de seus pecados e os leve para sua luz e os envolva na Misericórdia do Deus vivo. Assim seja, em nome do Senhor nosso Deus, Jesus Cristo. Amém.”
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Confesso: sou pecador e necessito da salvação de meu Senhor Jesus Cristo!
2ª Dezena: Jamais quero me fechar à Graça que me dás, Espírito Santo!
3ª Dezena: Rejeito a toda obra maligna que tenta me afastar de Deus!
4ª Dezena: Levanto-me, pelo poder do Espírito Santo, contra toda obra do mal!
5ª Dezena: Dá-me, Espírito Santo a graça da perseverança final!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
35º Dia: Sábado, 21 de maio – ENSINAI-ME O CAMINHO
Medite: “Ensinai-me a fazer vossa vontade, pois sois o meu Deus. Que vosso Espírito de bondade me conduza pelo caminho reto.” (Salmo 142, 10)
Tão importante quanto o lugar em que se quer chegar, é o caminho que se deve fazer, haja vista que não chega ao destino aquele que toma uma estrada errada. Ao contrário, pode até se perder, quando não precipitar-se em algum abismo. Se queremos chegar ao céu, é necessário tomar o caminho do céu. Ninguém chega ao céu se, tão somente, se preocupar com o caminho da terra. O que se isola do plano de Deus, fechando-se na busca de sua própria satisfação, acabará por deparar-se com uma rua sem saída e até mesmo com um precipício. Por isso, é necessário pedir ao Espírito Santo que nos ajude a fazer a Vontade do Pai e nos guie pelo caminho reto, que, não necessariamente é o mais fácil, mas é o único que nos fará chegar, seguros, ao nosso destino. Peça, pois, continuamente a graça que o versículo bíblico de hoje nos ensina.
Invoque: “Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, incompreensível bondade, atrai a ti a minha vontade e inflama-me no fogo inextinguível de tua caridade. Senhor meu e Deus meu, meu princípio e meu fim, essência absolutamente simples, absolutamente amável.
Ó abismo, de dulçores e delícias, ó Luz amada e sublime felicidade de minha alma, oceano de alegrias inexplicáveis, plenitude perfeita de todo bem.
Meu Deus e meu tudo, de que necessitarei ainda, quando te possuir? És o meu bem único e imutável. Nada procuro nem desejo senão só a ti.
Senhor, atrai-me para ti! Eu bato, Senhor, abre-me. Abre a um órfão que te pede. Esconde-me no abismo de tua divindade. Faze-me um único espírito contigo para que possa fruir, dentro de mim, as tuas delícias. Amém.” (Santo Alberto Magno)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Ensinai-me, Espírito Santo, o caminho que devo seguir!
2ª Dezena: Que eu não te perca, Espírito Santo. Que eu não me perca!
3ª Dezena: Quero seguir por tuas sendas, Espírito Santo!
4ª Dezena: Rejeito a todo desvio ou caminho que não levem a ti!
5ª Dezena: Obrigado por me conduzires no caminho, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
36º Dia: Domingo, 22 de maio – O ESPÍRITO CONSAGRA
Medite: “Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: ‘Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado’.” (At 13, 2)
A primeira e definitiva consagração que recebemos acontece em nós no Batismo. Junto a ele, a Crisma e o sacramento da Ordem também imprimem caráter, ou seja, podem ser ministrados uma só vez, pois conferem à alma um sinal espiritual que nunca se apaga. A partir do sacramento do Batismo, o Espírito realiza na vida da pessoa as missões para as quais a pessoa é “separada” (consagrada). Vejamos o que nos diz a Igreja: “Os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Ordem conferem, além da graça, um caráter sacramental ou ‘selo’ pelo qual o cristão participa do sacerdócio de Cristo e faz parte da Igreja segundo estados e funções diversas. Esta configuração com Cristo e com a Igreja, realizada pelo Espírito, é indelével, permanece para sempre no cristão como disposição positiva para a graça, como promessa e garantia da proteção divina e como vocação ao culto divino e ao serviço da Igreja. Por isso estes sacramentos nunca podem ser reiterados” (CIC, 1121).
Sendo aberto ao que Deus quer, Ele sempre separará você para alguma missão que lhe tenha preparado.
Invoque: Pai, eu te bendigo, pois não apenas me criaste, mas me fizeste, em Jesus, teu filho e me consagraste para viver contigo no tempo e na eternidade. Peço-te, Espírito Santo de Deus que mantenhas sempre acesa em minha alma a chama da consagração que recebi. Ponho-me ao teu dispor para que me separes, também, para as missões que tiverdes para mim durante cada etapa da vida. Assim espero, assim me apresento. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, dá-me discernimento para saber por onde devo seguir!
2ª Dezena: Espírito Santo, dá-me sabedoria para praticar o que discerni!
3ª Dezena: Espírito Santo, coloco-me à disposição para a Missão!
4ª Dezena: Espírito Santo, dá-me força nas horas de tentação!
5ª Dezena: Espírito Santo, dá-me perseverança para jamais me afastar do caminho!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
37º Dia: Segunda, 23 de maio – OBSERVANTES DA PALAVRA
Medite: “Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: ‘Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo’.” (Mt 28, 19-20)
De diversas formas, durante nossa permanência no Cenáculo, tenho falado sobre o Batismo e o que ele nos confere. Creio que tem dado para você perceber que imensa graça recebemos através desse sacramento e como está intimamente ligado à vida e à missão da Igreja. O Batismo para ser frutuoso precisa inserir-se na linha do mandato missionário que o Senhor fez: ensinar e observar. Sem uma catequese que ajude o discípulo a aprofundar sua vida de fé, a graça do Batismo pode permanecer infrutífera. Consequentemente, o “observar” significa a prática concreta do discípulo, procurando seguir, em cada área da vida, o que o Mestre viveu e ensinou. O Espírito Santo é quem vai imprimir esse dinamismo na Igreja e, como Igreja, em cada um de nós.
Invoque: “Quem és Tu, doce Luz, que me inundas e aclaras a noite de meu coração? Tu me guias com tua mão maternal. Se me desamparas, não avanço mais, nem sequer um passo. Tu és o espaço que cerca o meu ser e no qual Tu te ocultas. Se me abandonas, caio no abismo do nada, do qual me chamaste para o ser. Estás mais próximo de mim que eu, és mais íntimo de mim que meu íntimo. E, contudo, ninguém te atinge, ninguém te compreende. E nenhum nome pode aprisionar-te: Espírito Santo Eterno Amor.” (Karl Rahner)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, quero viver a graça do meu Batismo!
2ª Dezena: Espírito Santo, quero ser um discípulo autêntico de Jesus!
3ª Dezena: Espírito Santo, traz à minha vida a autoridade de Jesus!
4ª Dezena: Na autoridade do santo nome de Jesus, que todo mal seja vencido!
5ª Dezena: Espírito Santo, como Igreja quero viver; como Igreja quero morrer!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
38º Dia: Terça, 24 de maio – SELADOS PARA A REDENÇÃO
Medite: “Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.” (Ef 1, 13-14; 4, 30)
Talvez você já tenha visto algum filme em que um rei, ou outro dignitário, escreve uma carta ou emite um determinado documento e para garantir a autenticidade e inviolabilidade é derramado um pouco de cera e ele carimba com um anel ou outra peça que lhe é exclusiva. Assim, é o selo que o Espírito Santo faz em nossa vida, marcando-nos para a vida eterna. Certamente os Anjos de Deus – e também os demônios – ao olharem para cada um que foi batizado e crismado vê essa realidade espiritual em cada um de nós: somos propriedade de Deus, a Ele pertencemos e estamos destinados à “redenção completa”,como está no texto hoje citado. O que é esperado é que perseveremos e não nos afastemos daquilo que o próprio Deus fez por nós, ou seja, que não contristemos o Espírito Santo.
Invoque: Teu selo, Espírito Santo, em minha alma. Teu selo, marcando meu destino, minha vida. Teu selo, recordando à minha mente que sou filho e herdeiro. Não quero negar o que me foi dado, sem merecimento algum de minha parte. Aguardo o dia de minha completa redenção, de se cumprir em mim o que Jesus, por puro amor, realizou na Cruz. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Fui selado pelo Espírito Santo que foi prometido!
2ª Dezena: Tu és, Espírito Santo, o penhor da minha herança!
3ª Dezena: Fui adquirido para o louvor da glória do Pai. Muito obrigado!
4ª Dezena: Diante do sinal do teu Sim, que todo mal se afaste de mim!
5ª Dezena: Guia-me a cada hora, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
39º Dia: Quarta, 25 de maio – POR JESUS, NO ESPÍRITO, FILHOS
Medite: “…pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.” (Rm 8, 14-17)
No seu coração? Há quem testemunhe que você é filho: o Espírito Santo! No mais íntimo do seu ser? Há quem flua em amor em você: o Espírito Santo! Na sua alma? Há quem lhe sustente com um hálito sempre novo: o Espírito Santo! Ali onde você não alcança: há quem te marque para a eternidade: o Espírito Santo! Na sua mente, por vezes conturbada? Há quem aquieta e dá paz: o Espírito Santo! Receba, pois, o que Ele lhe dá. Você não está sozinho em sua jornada. Em Jesus, participamos do seu sofrimento, mas participamos, igualmente, da sua vitória sobre o mal e a morte.
Vamos rezar hoje por nosso lar, nossa família.
Invoque: Espírito Santo, vós sois o alento do Pai e do Filho na plenitude da eternidade. Vós nos fostes enviado por Jesus para nos fazer compreender o que ele nos disse e nos conduzir à verdade completa. Vós sois para nós sopro de vida, sopro criador, sopro santificador. Vós sois quem renova todas as coisas. Pedimos-vos, humildemente, que nos deis vida e que habiteis em cada um de nós, em cada um de nossos lares, para que possamos viver o sacramento do matrimônio como um lugar de amor, um projeto de felicidade e um caminho para a santidade. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Conduze-me em todos os caminhos, Espírito Santo!
2ª Dezena: Clama em mim pelo Pai, Espírito Santo!
3ª Dezena: Abba! Pai! Paizinho de Amor!
4ª Dezena: Espírito Santo amoriza minha família!
5ª Dezena: Filho, herdeiro, coerdeiro. Muito obrigado!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
40º Dia: Quinta, 26 de maio – UM GUIA SEGURO
Medite: “Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, vo-lo enviarei. Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, Ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e vos anunciará as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.” (Jo 16, 7.12-14)
Eu era criança e estava numa loja de tecidos com minha mãe. Por um momento, enquanto ela olhava alguns tecidos, soltei de sua mão e fiquei por ali. Procurei, então, a mão que me dava segurança, sem olhar direito, e dei-a a uma senhora que estava ali no lugar que minha mãe ocupava, agora um pouco à frente, olhando outros tecidos. Assustei-me na hora e a senhora riu e logo minha mãe veio.
Não importava tanto onde eu estava, mas sim a segurança que aquela mão me transmitia. Ter o Espírito Santo como guia é ter a certeza de que onde a gente estiver gozará da segurança que Ele transmite. Mas é preciso prestar atenção para não tomar a mão de um outro “guia”. Ele é o único guia seguro que nos vai recordar tudo o que Jesus nos deixou e nos levar ao nosso destino final, a Casa do Pai.
Invoque: Espírito Santo, meu guia. Pelos caminhos da vida, conduze-me. Dos perigos na estrada, guarda-me. Dos falsos mestres, livra-me. Dos atalhos mentirosos, desvia-me. A verdade de Jesus, ensina-me. Na caridade de Jesus, educa-me. Com a vida de Jesus, ressuscita-me. À casa do Pai, leva-me. Para o dia de hoje e para cada dia da vida: sejas Tu a me inspirar, a me guiar, a me fortalecer. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, meu guia certo, meu amigo fiel!
2ª Dezena: Pelos caminhos da vida, conduze-me Espírito Santo!
3ª Dezena: Dos atalhos mentirosos, desvia-me, Espírito Santo!
4ª Dezena: Espírito Santo, sopra em meu ser tua vida!
5ª Dezena: Espírito Santo, não quero jamais me afastar de ti!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
41º Dia: Sexta, 27 de maio – A PROMESSA DO PAI
1° Dia da Novena de Pentecostes
Medite: “E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, ‘que ouvistes’ – disse ele – ‘da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias’.” (At 1, 3-5)
Ontem, propriamente, completaram-se os quarenta dias do Tempo Pascal, sendo, assim, o dia da Ascenção do Senhor, conforme está relatado no Livro dos Atos dos Apóstolos. A Igreja do Brasil recebeu autorização da Santa Sé para realizar esta celebração no domingo posterior, devido sua importância e para facilitar a participação do povo de Deus.
Foram quarenta dias de restauração para o coração dos discípulos e também para nós. Como você chega ao início desses últimos nove dias, até o dia de Pentecostes? Tenho certeza de algo: você não está pronto, como eu não estou pronto; você não está completamente restaurado, assim como eu também não. E não estaremos ao final dessa nossa permanência! Sempre precisaremos do Espírito Santo trabalhando em nosso coração. Não dá para viver sem Ele.
É hora de intensificarmos ainda mais nossa vigilância orante. Dedique mais atitude e tempo de oração nesses dias. Conosco estão nossa Mãe Santíssima e todos os santos apóstolos para que em nós e em nosso meio um novo vigor do Espírito seja derramado.
Invoque: “Vem, Espírito venerado e todo-poderoso, pelo qual tudo foi feito. Tu tens tudo em tuas mãos, Tu que estás acima de toda sabedoria e de todo poder. Nada pode descrever-te, compreender-te, sondar-te. Tu terminas toda a criação em sua essência; Tu és inseparável de todas as coisas em sua força.
Nós te bendizemos, Senhor de todas as coisas e muito bom! De ti procedem toda existência, toda respiração, todo pensamento, todo conhecimento de Deus. Nós te bendizemos porque és Tu que nos fazes ver a beleza do céu, o percurso do sol, o círculo da lua, a magnificência das estrelas. Por isso nós proclamamos: glória a ti!” (Da liturgia oriental)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: No Cenáculo, quero contigo vigiar, Espírito Santo!
2ª Dezena: Completa, mais um pouco, tua obra de restauração em minha vida!
3ª Dezena: Espírito Santo, esvazia-me de mim e enche-me de ti!
4ª Dezena: Santa Mãe, Maria, intercede por mim ao Espírito Santo!
5ª Dezena: Quero mergulhar nas tuas profundezas, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
42º Dia: Sábado, 28 de maio – UMA NOVA VISITAÇÃO
2° Dia da Novena de Pentecostes
Medite: “Ao ouvirem isso, levantaram unânimes a voz a Deus e disseram: ‘Senhor, vós que fizestes o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há. Vós que, pelo Espírito Santo, pela boca de nosso pai Davi, vosso servo, dissestes: Por que se agitam as nações, e imaginam os povos coisas vãs? Levantam-se os reis da terra, e os príncipes se reúnem em conselho contra o Senhor e contra o seu Cristo (Sl 2,1s). Pois, na verdade, se uniram nesta cidade contra o vosso santo servo Jesus, que ungistes, Herodes e Pôncio Pilatos com as nações e com o povo de Israel, para executarem o que a vossa mão e o vosso conselho predeterminaram que se fizesse. Agora, pois, Senhor, olhai para as suas ameaças e concedei aos vossos servos que com todo o desassombro anunciem a vossa palavra. Estendei a vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios pelo nome de Jesus, vosso santo servo!’ Mal acabavam de rezar, tremeu o lugar onde estavam reunidos. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram com intrepidez a Palavra de Deus.” (At 4, 24-31)
A perseguição à Igreja só aumentava. Certamente muitos abandonaram a fé, com medo dos castigos que lhes seriam impostos ao professar publicamente a fé, mas os fiéis não recuaram de sua posição e oravam fervorosamente, confiando que o poder de Deus podia fazer muito mais. Diante do clamor da Igreja, o Pai respondeu não com uma vingança contra os perseguidores, mas com uma visitação poderosa, com um novo derramamento do Espírito Santo.
Pentecostes é uma graça para todos os tempos e circunstâncias da Igreja. Vivemos dias extremamente necessitados de uma nova efusão do Espírito Santo. Clamemos, pois, como Igreja, para que um Novo Pentecostes venha sobre nós hoje.
Invoque: Senhor, o mundo passa por um tempo muito difícil. Cresce a indiferença e aumenta a perseguição à tua amada Igreja. Teu Corpo está ferido e também nós somos responsáveis por estas feridas. Pedimos perdão por não vivermos em santidade. Clamamos: tem misericórdia, perdoa nossas iniquidades, lava nosso coração, restaura nossa fé e faz acontecer em nossos dias um Novo Pentecostes. Quebranta nosso interior e batiza-nos no teu Espírito para que caminhemos em compromisso vivo contigo e testemunhemos teu Santo Nome por nossa vida e palavra. Pela poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, batiza-nos com teu Espírito. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Concede aos teus servos que com todo o desassombro anunciem tua Palavra!
2ª Dezena: Estende a tua mão para que se realizem curas, milagres e prodígios pelo nome de Jesus!
3ª Dezena: Visita-nos com um poderoso derramamento do Espírito Santo!
4ª Dezena: Quebranta nosso coração, santifica nossa vida!
5ª Dezena: Eis-me aqui. Quero estar disposto e disponível, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
43º Dia: Domingo, 29 de maio – OS FRUTOS DA CARNE
3º Dia da Novena de Pentecostes
Medite: “Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis…” (Rm 8, 12-13)
As chamadas “obras da carne” centram a pessoa nela mesma, nascem do orgulho e do egoísmo e a ele conduzem. Por isso, como consequência, deixam seu rastro de morte. Antes de falar dos frutos do Espírito, Paulo aponta as obras da carne: “Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!” (Gl 5, 19-21). É perceptível como quando a pessoa se deixa tomar por essas obras, o que acaba fazendo com a própria vida e com a vida dos que estão por perto.
Portanto, viver no Espírito é, também, entrar num processo contínuo de conversão. E que ninguém se ache melhor do que o outro, até porque estaria manifestando o fruto do orgulho. Peça ao Espírito Santo que o ajude a perceber qual o fruto da carne – não necessariamente um dos que foi apontado por Paulo – que você possa estar manifestando.
Invoque: “Espírito Santo, és Tu que estás em volta de mim, que me inflamas e acendes em meu coração sofredor o amor infinito de Deus e de meus irmãos. Porque és Tu o doutor dos profetas, o companheiro de todos os apóstolos, a força dos mártires, a inspiração dos pais e dos doutores e a perfeição de todos os santos. Amém.” (Gregório de Narec)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, em ti quero caminhar e viver!
2ª Dezena: Espírito Santo, ajuda-me a mudar o que não dá mais em minha vida!
3ª Dezena: Espírito Santo, converte-me do egoísmo e seus frutos!
4ª Dezena: Espírito Santo, quero expressar o amor verdadeiro!
5ª Dezena: Agradeço pela vida nova em Jesus. Muito obrigado!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
44º Dia: Segunda, 30 de maio – UM CORAÇÃO BEM-DISPOSTO
4º Dia da Novena de Pentecostes
Medite: “Por isso, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como por ocasião da revolta, como no dia da tentação no deserto, quando vossos pais me puseram à prova e viram o meu poder por quarenta anos.” (Hb 3, 7-8)
Algumas pessoas naturalmente têm um coração bom, de tal forma que chegam a dizer que elas têm um “coração mole” e, ao falarem tal coisa, o fazem em tom de crítica, com um certo menosprezo. Não ter um coração duro, não significa ter um coração mole, mas um coração livre, aberto, bem-disposto. Corações moles são feridos facilmente e, até, abusados por outros com suas más intenções. Quem tem um coração livre no amor transforma a revolta em coragem, a raiva em energia, a murmuração em profecia. Corações duros fecham-se a Deus, isolam-se do próximo e deixam de usufruir as bênçãos que o Senhor tem para elas. Pessoas de coração duro vão se tornando infelizes e amargas aos poucos e, frequentemente, adoecem em seu interior.
Há algo hoje que está endurecendo seu coração?
Invoque: Posso não ter um pedregulho em meu peito, mas sei, Espírito Santo, que em algum canto da minha alma há uma pedrinha, que pode não ser tão pequena assim, e que está pesando em mim. Podem ser memórias antigas, raivas não dissolvidas, mágoas recorrentes que se vão se tornando uma “pedrinha do sapato”, quando não uma “pedrinha nos rins”, ou seja, estão – quando não pesando – machucando, fechando, adoentando meu coração. Peço, age em mim para me ajudar a vencer isso. Sei que me apego ao que não me faz bem, mas hoje eu escolho ser e agir diferente. Vem em meu auxílio, Espírito Santo. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Jesus, dá-me um coração semelhante ao teu!
2ª Dezena: Espírito Santo, tira do meu peito o coração de pedra!
3ª Dezena: Amoriza, Espírito Santo, cada área da minha vida!
4ª Dezena: Quero ter um coração capaz de amar e perdoar!
5ª Dezena: Com teu bálsamo, Espírito Santo, cicatriza minhas feridas!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
45º Dia: Terça, 31 de maio – NÃO EXTINGUIR O ESPÍRITO SANTO
5º Dia da Novena de Pentecostes
Medite:“Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal.” (1Ts 5, 16-22)
De uma forma condensada, parenética – isto é, exortativa – Paulo traça algumas atitudes espirituais que o cristão deve desenvolver no seu dia a dia. Uma das exortações que o apóstolo faz é para que não se “extinga o Espírito”, ou seja, não apagar, não sufocar a ação do Espírito em nós. Uma boa metáfora para essa realidade é a chama do fogo, já que o Espírito Santo é representado pelo fogo. A pessoa pode viver de tal forma que pode sufocar essa chama dentro de si.
Mas como o Espírito Santo sendo Deus, pode ser sufocado dentro de alguém? Obviamente, Ele nunca é dominado, mas pode não ser ouvido, acolhido, obedecido. Pelo livre arbítrio que temos, podemos simplesmente dizer “não”, ainda que não seja formulado verbalmente. Quando não oramos, não nos espelhamos nas Escrituras, não procuramos viver em discernimento, não evitamos o mal e assim por diante, a ação do Espírito Santo vai sendo aos poucos apagada em nós. Qual, pois, é sua escolha de vida?
Invoque: Não quero fechar-me à tua ação em mim, Espírito Santo. Quero ser dócil às tuas inspirações, maleável às tuas exortações, obediente às tuas palavras. Quero e preciso de ti para acertar o caminho, evitar o mal, fortalecer meu caráter. Sem ti eu erro, me firo, me perco. Contigo, sou forte, sou resiliente, sou maduro. És meu íntimo amigo. Permanece comigo. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, traz à minha alma a alegria do céu!
2ª Dezena: Espírito Santo, quero sempre manter meu espírito elevado!
3ª Dezena: Espírito Santo, ajuda-me a sempre escolher o bem!
4ª Dezena: Espírito Santo, chama que crepita, arde sempre em mim!
5ª Dezena: Contigo, Espírito Santo, eu vencerei todo mal!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
46º Dia: Quarta, 1º de junho – OS CARISMAS DO ESPÍRITO
6º Dia da Novena de Pentecostes
Medite: “Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz.” (1Cor 12, 4-11)
“Oriunda da língua grega chárisma, é um substantivo com raiz na palavra ‘char’ que indica coisas que produzem bem-estar e no verbo charízomai que significa mostrar-se generoso, presentear algo. Tem ligação com a palavra cháris que retrata um favor imerecido, graça, amabilidade, gratidão, beleza, agradecimento, deleite, bondade, serviço prestado, benefício.
Os carismas são dons do Espírito Santo para o serviço da comunidade, edificação dos fiéis e conversão dos que não creem (1 Cor 12,7). São dons concedidos por benevolência, resultado da graça divina. A Igreja primitiva usou esse termo para designar dons espirituais extraordinários, concedidos pelo Espírito Santo. Receberam essa denominação por serem fantásticos, fascinantes, prodigiosos.
Os carismas são sinais para os que não creem e capacitação para o trabalho apostólico dos cristãos. Com eles somos revestidos da capacidade de servir e dos instrumentos necessários para executar nossa missão” (RCC – Brasil).
Eles são, portanto, uma dádiva para a igreja de todos os tempos e não uma realidade do passado. O que cada um de nós precisa fazer é dizer ao Espírito Santo: usa-me na tua Obra, Espírito Santo. Coloco-me ao teu dispor. Não por mim, mas por meus irmãos!
Invoque: “Vem Espírito venerado e todo-poderoso, pelo qual tudo foi feito. Tu tens tudo em tuas mãos, Tu estás acima de toda sabedoria e de todo poder. Nada pode descrever-te, compreender-te, sondar-te. Tu terminas toda a criação em sua essência; Tu és inseparável de todas as coisas em sua força.
Nós te bendizemos, Senhor de todas as coisas e muito bom. De ti procedem toda existência, toda respiração, todo pensamento, todo conhecimento de Deus. Nós te bendizemos porque és Tu que nos fazes ver a beleza do céu, o percurso do sol, o círculo da lua, a magnificência das estrelas. Por isso proclamamos: Glória a Ti!” (Gregório de Narec)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Espírito Santo, eis-me aqui, usa-me!
2ª Dezena: Desperta entre nós, teus carismas, Espírito Santo!
3ª Dezena: Espírito Santo, capacita a Igreja para testemunhar com poder o nome de Jesus!
4ª Dezena: Vem com tua unção, Divino Espírito!
5ª Dezena: Creio, Espírito Santo, que operas milagres hoje!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
47º Dia: Quinta, 02 de junho – UM SÓ CORPO
7º Dia da Novena de Pentecostes
Medite: “Porque, como o corpo é um todo com muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim, o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos. Se o pé dissesse: ‘Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo’, acaso deixaria ele de ser do corpo? E se a orelha dissesse: ‘Eu não sou o olho; por isso, não sou do corpo’, deixaria ela de ser do corpo? Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: ‘Eu não preciso de ti’; nem a cabeça aos pés: ‘Não necessito de vós’. Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos são os mais necessários. E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho, ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros. Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros. Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?”
Olhe para o seu corpo! Perceba a harmonia que existe. Há uma perfeição, ainda que na imperfeição. O sangue correndo por todo ele, levando alimento, oxigênio. Cada órgão desempenhando sua função. E o “hálito”, o “sopro”, o princípio vital que o percorre, que o anima. Algo que a pandemia expôs foi exatamente a fragilidade da nossa respiração. Quem não se lembra da crise acontecida no Amazonas, onde muitos morreram sufocados, pois não havia tubos de oxigênio para poder-lhes fornecer o ar necessário naquele momento.
O Espírito Santo é em nós esse hálito, mas também é, entre nós, o que coordena o Corpo, onde cada membro tem seu lugar e sua função. Essa é a consciência real que está em nós quando pensamos na Igreja?
Invoque: Espírito Santo, sou Igreja. Fui constituído membro desse Corpo, pedra viva desse edifício espiritual. Para mim flui toda a vitalidade do Corpo e a ele sou chamado a doar o meu melhor. Oro em comunhão com toda a Igreja e peço, especialmente por aqueles membros do Corpo que estão nesse momento fragilizados por algum motivo. Cuida, cura, fortalece, regenera esse Corpo que, em Cristo, já é um Corpo ressuscitado. Amém.
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Tua Igreja é um Corpo. Nele tenho minha vocação!
2ª Dezena: Sustenta, Espírito Santo, os membros mais fragilizados de nossa Igreja!
3ª Dezena: Confirma na fé o Papa Francisco e nosso Bispo …
4ª Dezena: Fortalece, Espírito Santo, minha fidelidade ao Corpo de Cristo!
5ª Dezena: Espírito Santo guia-nos no Caminho, corrige-nos nos erros!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
48º Dia: Sexta, 03 de junho – EU ESTOU NO CORAÇÃO DE DEUS
8º Dia da Novena de Pentecostes
Medite: “Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade.” (1Cor 12, 31 – 13, 13)
Essas belíssimas palavras escritas pelas inspiradas mãos de Paulo, fazem-me lembrar um outro iluminado autor, libanês, Kalil Gibran em sua crônica “O Amor”, ao dizer: “O amor basta-se a si mesmo. Quando um de vós ama, que não diga: ‘Deus está no meu coração’, mas que diga antes: ‘Eu estou no coração de Deus.’”
Há uma outra tradução possível desse texto bíblico que, ao invés de usar o termo “caridade”, usa o termo “amor”. Ao assistir um matrimônio, ao proclamar esse texto, eu costumava substituir caridade por amor. Até que pensei: é tão comum em nossos dias dizer “eu te amo”. Sem muito esforço se diz que ama e, da mesma forma, trai-se, prejudica-se o outro e até se odeia. Ao passo que, ao falar de caridade, pelo menos nos remete ao ato de ajudar o próximo, de sair de si mesmo. E o amor é assim: sai de si mesmo, como o fez Jesus que, sendo Deus, assumiu nossa pequenez (Fp 2, 7-8). Você ama? Ama dessa forma? Pode então, com certeza, dizer: eu estou no Coração de Deus!
Invoque: “Louvado sejas, Espírito de força e de verdade, Tu és o fogo de amor que arde no coração de Deus. Tu és a luz que aclara o caminho de todo o universo. Tu és o defensor que testemunha a verdade no coração de cada ser. Consolador, a cada instante tornas presente ao homem o amor infinito de Deus. Tu, que és fiel, jamais abandonas quem procura o Senhor. Dispensador de todos os dons, luz de nossos corações, sopro do amor, fonte da alegria, nós te louvamos.” (Autor desconhecido)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: O Amor está em mim. Eu estou no Coração de Deus!
2ª Dezena: Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer!
3ª Dezena: O Amor está em mim. Deus está no meu coração!
4ª Dezena: Espírito Santo, purifica o meu amor com a força do teu Amor!
5ª Dezena: Santo Espírito, enche a minha vida com o teu ser!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
49º Dia: Sábado, 04 de junho – ATÉ A PLENITUDE DOS TEMPOS
9º Dia da Novena de Pentecostes
Medite: “Ele me disse: ‘Estas palavras são fiéis e verdadeiras, e o Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Eis que venho em breve! Felizes aqueles que põem em prática as palavras da profecia deste livro’. Fui eu, João, que vi e ouvi estas coisas. Depois de as ter ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que as mostrava. Mas ele me disse: ‘Não faças isto! Sou um servo como tu e teus irmãos, os profetas, e aqueles que guardam as palavras deste livro. Prostra-te diante de Deus’. Disse ele ainda: ‘Não seles o texto profético deste livro, porque o momento está próximo. O injusto faça ainda injustiças, o impuro pratique impurezas. Mas o justo faça a justiça e o santo santifique-se ainda mais. Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim. Felizes aqueles que lavam as suas vestes para ter direito à árvore da vida e poder entrar na cidade pelas portas. Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira! Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã’. O Espírito e a Esposa dizem: ‘Vem!’. Possa aquele que ouve dizer também: ‘Vem!’. Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!” (Ap 22, 6-17)
Com o dia de Pentecostes, chegamos ao fim de nossa jornada? Certamente que não! Seguiremos em frente, até que venha aquele glorioso dia em que conheceremos como somos conhecidos e Ele será tudo em todos. É inimaginável como será, mas caminhamos na esperança. Enquanto esse dia não chega, iremos, continuamente, atendendo ao chamado do Espírito e da Esposa – a Igreja – que dizem: Vem! Sempre haverá a Fonte transbordante, jorrando Água Viva. Nunca secará, mas estaremos sempre sedentos. Pois quanto mais dela se prova, mais sede se tem e cresce a certeza de que sozinhos não podemos mais viver. Busque, prossiga, persevere: santifique-se ainda mais; ame ainda mais; sirva ainda mais!
Invoque: “Deus Espírito Santo, a quem tantas vezes entristeci, a quem não deixei de resistir, desde a minha infância, enche-me de reverência por tua pessoa, por tua essência, presença e poder. Faz-me conhecer a graça dos teus sete dons: o dom da inteligência e ciência, o dom do conselho e fortaleza, o dom da sabedoria e piedade, e o dom do temor de Deus.
És amor do Pai e do Filho. Batizas com foto e difundes o amor nos corações. Infunde-o em meu coração. Só uma coisa peço a Deus: não são riquezas nem bem-estar, nem poder, nem alegrias passageiras, nem bens temporais. O que apenas desejo é uma centelha do teu fogo divino para abrasar-me todo nas chamas do amor de Deus. Que este fogo santo me purifique de todas as máculas do corpo e da alma.
Plenifica-me com teus sete dons. Aceita-me como vítima agradável. Inflama-me de zelo, dá-me arrependimento a fim de viver e morrer como fervoroso penitente. Amém.” (Cardeal Manning)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Senhor, dá-me tua Água Viva, dá-me o Espírito Santo!
2ª Dezena: Espírito Santo, quero perseverar contigo até o dia final!
3ª Dezena: Quero transbordar tua presença, Espírito Santo!
4ª Dezena: Abre meus ouvidos para que eu ouça como discípulo!
5ª Dezena: Espírito Santo, no Cenáculo quero sempre estar e crescer!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha
50º Dia: Domingo, 05 de junho – PENTECOSTES: O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Medite: “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2, 1-4)
O teólogo Karl Rahner explica: “Não podemos negar que o homem possa ter, nesta vida, experiências da graça que lhe possam proporcionar uma sensação de libertação, que lhe abram horizontes totalmente novos, que o marquem profundamente, que o transformem e plasmem, mesmo por muito tempo, a sua atitude cristã mais íntima. Nada impede de chamar tais experiências de Batismo do Espírito”. Quem haverá de discordar do eminente teólogo? Os mais críticos à experiência de Renovação no Espírito certamente ouvirão com mais atenção e pensarão duas vezes antes de emitir um parecer crítico.
Para mim, ao menos, não é uma questão, pois tenho essa experiência na minha vida e podem me criticar, desacreditar, mas não podem arrancar de mim aquilo que está inscrito em minha alma: eu passei pela experiência do Batismo no Espírito Santo! E todo aquele que se abre, pode, igualmente, fazê-lo, pois não se trata apenas de um registro do passado: é graça para hoje!
Portanto, nesse Dia de Pentecostes, deseje e peça ao Pai que o faça mergulhar profundamente nas Águas do Espírito; que seu coração seja inflamado pelo Fogo do Espírito; que sua vida seja renovada pelo Sopro do Espírito. É Pentecostes! Bendito seja Deus Espírito Santo! Bendita seja Maria, bendita esposa do Santo Espírito!
Invoque: “Uma luz jubilosa, maravilhosa, um fogo saindo do poder de Deus se difundiram sobre os discípulos de Cristo; encheram seus corações, enriqueceram suas línguas e os convidaram ao recital de louvores.
Soberano Consolador, vem a nós ainda agora! Fecunda nossas línguas, tranquiliza nossos corações. Sem a tua graça, não há alegria, nem salvação, nem paz, nem sorriso de amor, nem plenitude.
Tu, a luz e o perfume, és a origem do amor divino, que confere à água batismal sua força e seu poder misterioso. Tu fizeste de nós nova criação, de agora em diante somos filhos da graça divina.
Tu, que dás e ao mesmo tempo és Dom, Tu que derramas sobre nós todo bem, torna nossos corações aptos para teu louvor, e nossos lábios prontos para proclamar tuas maravilhas. Autor de toda inocência, renova-nos em Cristo e concede-nos que saboreemos a plenitude da alegria. Amém.” (Adão de São Vítor)
=== Reze o Terço ===
Renove sua Fé: Creio em Deus Pai
Entregue-se: Pai-Nosso
Em louvor ao Pai: Ave-Maria
Em louvor ao Filho: Ave-Maria
Em louvor ao Espírito: Ave-Maria
1ª Dezena: Batiza-me, Senhor, com teu Espírito!
2ª Dezena: Aviva, Senhor, a tua Obra em nossos dias!
3ª Dezena: Onde estiver, quero sempre estar no Cenáculo, Espírito Santo!
4ª Dezena: Espírito Santo, vem como em Pentecostes e enche-me de novo!
5ª Dezena: Por estes cinquenta dias de bênçãos, eu te dou graças, Espírito Santo!
A Nossa Senhora: Salve-Rainha