Caro irmão e irmã,
“… enquanto todos eles iam adorar os bezerros de ouro que o rei de Israel, Jeroboão, tinha feito, só ele fugia da companhia de todos e dirigia-se ao templo do Senhor em Jerusalém, onde adorava o Senhor Deus de Israel, oferecendo fielmente as primícias e os dízimos de todos os seus bens” (Tobias 1, 5-6).
O texto acima refere-se a Tobit, pai do jovem Tobias, que dá nome ao Livro supracitado. Tobit é conhecido pela sua fidelidade a Deus, à família, à justiça e aos mais necessitados. O povo de Israel havia sido deportado e muitos adotaram costumes estranhos, como adorar outros deuses. Na verdade quantos acabam por se tornar, na prática, “adoradores” de si mesmos, na autossuficiência, sem reconhecer que Deus é fonte de tudo que somos e temos. Em meu programa, Falando de Vida, na WebTv, www.avozcatolica.com.br¸ que vai ao ar de segunda a sexta, às 17h30, tenho meditado sobre este Livro. Confira!
Vemos, então, o exemplo de Tobit que dedicava sua fidelidade a Deus, inclusive, devolvendo seus dízimos. Seria muito recomendável você ler o Livro de Tobias e ver como a providência de Deus socorre aqueles que n’Ele confiam, mesmo que passem por alguma tribulação.
Seja fiel na oferta de si e do que Deus tem confiado a você. Inspire-nos Tobit e todos os livros sagrados.
Saúde e paz!
Pe. Sérgio Luiz e Silva, CSsR
Pároco