40º Dia: Domingo, 13 de abril

CORAÇÃO ABERTO PARA SERVIR

A Escritura: “Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: “Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreenderdes essas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes.” (João 13, 12-16)

O Papa: “Ele te envia a fazer o bem e te impele a partir do teu interior. Para isso, chama-te com uma vocação de serviço: farás o bem como médico, como mãe, como professor, como sacerdote. Onde quer que estejas, poderás sentir que Ele te chama e te envia para viveres esta missão na terra. Ele próprio nos diz: ‘Envio-vos’ (Lc 10, 3). Isto faz parte da amizade com Ele. Portanto, para que essa amizade amadureça, é preciso que te deixes enviar por Ele para cumprir uma missão neste mundo, com confiança, com generosidade, com liberdade, sem medo. Se te fechares no teu conforto, isso não te dará segurança; os medos, as tristezas e as angústias aparecerão sempre. Quem não cumpre a sua missão nesta terra não pode ser feliz, fica frustrado. Por isso, deixa-te enviar, deixa-te conduzir por Ele para onde Ele quiser. Não te esqueças que Ele vai contigo. Não te atira para o abismo nem te deixa entregue a ti mesmo. Ele conduz-te e acompanha-te. Ele prometeu e cumpre: ‘Eu estarei sempre convosco’ (Mt 28, 20).” (n. 215)

Refletindo: Depois de trazer o trecho na Encíclica Dilexit nos que se refere à Missão, quis terminar nossas meditações ao longo desses quarenta dias, falando sobre o Serviço. Até porque é nesse espírito que tenho, no decorrer dos anos, feito essas meditações. Às vezes penso: será que está fazendo a diferença? Será que vale a pena tal esforço? É uma missão um tanto solitária, haja visto que estou só, diante do meu computador, com a Bíblia e a Encíclica (no caso desse ano) abertas, ao som de alguma música suave que sempre me inspira. Por vezes, uma voz contrária surge para tentar impedir, mas a tenho vencido, pela graça de Deus. É uma forma de servir e eu cresço também, porque, como diz a canção, “fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas”. Sinto que minhas mãos estão perfumadas com o bom perfume de Cristo! Muito mais, mas muito mais mesmo, foi o que Jesus sempre fez e que se consolidou num gesto tão forte como foi o Lava-pés, que iremos rememorar na Quinta-feira Santa.

No meu parecer, esse número da Encíclica deveria ser lido com máxima atenção por todos os que servem em nossas Comunidades, afim de confirmarem o seu Sim nos diversos ministérios. Por outro lado, aqueles que ainda, concretamente, não assumiram um serviço, que o leiam para despertar o chamado já balbucia no fundo de seus corações.

Coloque-se a serviço, meu irmão e minha irmã. Faça seus dons florescerem, não apenas em benefício de si mesmos, mas em prol da Comunidade, em prol da humanidade. Eu sei que será de forma singela, mas não negue sua colaboração!

Agradeço a todos que têm orado por mim e se solidarizado comigo. Eu estendo minha mão, você estende a sua mão e, assim, podemos nos dar as mãos e seguir juntos. Sem mãos estendidas, não há mãos dadas!

Muito obrigado. Deus te abençoe, rica e abundantemente!

Nossa Oração: Coração Amantíssimo de Jesus. Coração Santo, amoroso, generoso, providente, acolhedor, perdoador, doador, servidor! Coração debruçado em misericórdia. Coração transbordante de alegria. Coração sensível de empatia. Coração sempre aberto, sempre disponível e disposto a ouvir. Meu Sagrado Coração! Eu te bendigo por esses dias em que pude passar mais perto de ti. E quero te dizer: não quero jamais de ti me afastar. Sei que, por vezes, eu te nego, te ofendo por tantas mesquinharias que só me distanciam de mim mesmo e do teu amor, mas eu quero te dizer: te amo e contigo quero sempre viver. Quero hoje dizer Sim ao teu chamado. Dispõe do que tenho e do que sou a teu serviço e ao serviço de meus irmãos. Peço, especialmente, pelo querido Papa Francisco que com todo zelo tem pastoreado teu rebanho. Cuida de Francisco, dando-lhe saúde, força, luz, inspiração. Obrigado, Coração. Obrigado, amado Coração. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em ti!

Para guardar: Eu quero te seguir! Eu quero te servir!