1º Dia: 05 de março, Quarta-feira de Cinzas 

*** Dia de Jejum e abstinência de carne ***

A Escritura: “Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida.” (Pr 4, 23)

O Papa: “No grego clássico profano, o termo kardía designa a parte mais íntima dos seres humanos, dos animais e das plantas. O coração aparece como o centro do desejo e o lugar onde são forjadas as decisões importantes duma pessoa… um centro unificador que dá a tudo o que a pessoa experimenta um substrato de sentido e orientação.” (n. 3)

Refletindo: A gente costuma guardar tanta coisa, por vezes até cacarecos que vão se ajuntando em nossas casas, apenas acumulando poeira. E o que dizer daquelas coisas que se ajuntam em nosso interior? Configuram-se, ainda, muito mais, em pesos e sobrepesos que tornam a vida mais lenta e menos feliz. Se há uma coisa a ser guardada tanto fora, quanto dentro da gente, é uma fonte. Fonte boa gera vida. Fonte contaminada produz morte. O que você tem guardado?

Nossa oração: Querido Jesus, volto-me ao teu coração. Sei que ele é o centro orientador de tudo o que sou. Por mim mesmo não consigo aproximar-me dele com respeito e, muito menos, para guardá-lo como se deve. Ajuda-me nessa tarefa, Jesus. Confio no teu Coração Sagrado. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em ti!

Para guardar: Dentro de mim há uma fonte, uma fonte de amor!


2º Dia: Quinta-feira, 06 de março

ELE ME AMOU PRIMEIRO

A Escritura: “Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.”(1Jo 4, 10)

O Papa: “‘Amou-nos’, diz São Paulo referindo-se a Cristo (Rm 8, 37), para nos ajudar a descobrir que nada ‘será capaz de separar-nos’ desse amor (Rm 8, 39). Paulo afirmava-o com firme certeza, porque o próprio Cristo tinha garantido aos seus discípulos: ‘Eu vos amei’ (Jo 15, 9.12). Disse também: ‘Chamei-vos amigos’ (Jo 15, 15). O seu coração aberto precede-nos e espera-nos incondicionalmente, sem exigir qualquer pré-requisito para nos amar e oferecer a sua amizade: Ele amou-nos primeiro (cf. 1 Jo 4, 10). Graças a Jesus, ‘conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele’ (1 Jo 4, 16).” (n. 1)

Refletindo: Francisco irá nos apresentar nessa Encíclica um Coração derramado sobre a humanidade, oferecendo-se a si mesmo e que deve nos levar a amarmo-nos uns aos outros. O amor ao Coração de Jesus é inseparável do amor ao próximo. Passando pelas Escrituras e no ensinamento de tantos santos que fizeram uma experiência profunda do Coração do Senhor, ele nos ajuda a nos apaixonarmos ainda mais pela humanidade de Cristo. Ele tem um coração que ama. Fomos amados em primeiro lugar e isso deve nos tornar abertos, solícitos, misericordiosos para com todos.

Nossa oração: Não porque mereço. Não porque sou virtuoso ou bom, fiel ou honesto. Mas porque é próprio de ti amar. E isso me envolve e me devolve a mim mesmo, à minha própria verdade. Por que esconder-me de ti? Por que furtar-me a esse amor que me transforma? Quero corresponder ao amor do teu Coração. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em ti! 

Para guardar: Sou amado por ti e isso é graça. Muito obrigado!


3º Dia: Sexta-feira, 07 de março

CLARO COMO O DIA

A Escritura: “Dalila disse-lhe: ‘Como podes dizer que me amas, se o teu coração não está comigo? Eis já três vezes que me enganas e não me queres dizer onde reside a tua força’. Ela o importunava cada dia com suas perguntas, instando com ele e molestando-o de tal sorte, que ele sentiu com isso uma impaciência mortal. E Sansão acabou por confiar-lhe o seu segredo: ‘Sobre minha cabeça – disse ele – nunca passou a navalha, porque sou nazareno de Deus desde o seio de minha mãe. Se me for rapada a cabeça, a minha força me abandonará e serei então fraco como qualquer homem’. Dalila sentiu que ele lhe tinha aberto todo o seu coração e mandou dizer aos príncipes dos filisteus: ‘Subi agora, porque ele me abriu todo o seu coração’” (Juízes 16, 15-18)

O Papa:  “O coração é igualmente o lugar da sinceridade, onde não se pode enganar ou dissimular. Costuma indicar as verdadeiras intenções, o que se pensa, se acredita e se quer realmente, os ‘segredos’ que não se contam a ninguém, em suma, a verdade nua e crua de cada um.” (n. 5)

Refletindo: O texto bíblico, na verdade, trata de uma armadilha que Dalila colocou diante de Sansão. O que nos faz lembrar que precisamos ser criteriosos diante de quem abrimos nossa intimidade. Há pessoas que certamente não o respeitarão, portanto, seja vigilante. Mas tome, também, esse versículo como se Jesus falasse com você: “Como podes dizer que me amas, se o teu coração não está comigo?” Deixe que essa palavra penetre seu coração e revele a verdade de sua vida. E que o Senhor também possa dizer a você: “Ele me abriu todo o seu coração!”

Nossa oração: Eu abro as portas do meu coração, te dou livre acesso, Senhor. Entra, não só naqueles espaços que os tenho mais ou menos arrumados, mas também naqueles recônditos que mantenho fechados, escondidos aos olhos das pessoas e, por vezes, até diante dos teus próprios olhos. Mas eu sei que para ti a noite é clara como o dia. Como poderei fugir para longe de tua presença. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em ti!

Para guardar: Diante de ti está tudo que sou!


4º Dia: Sábado, 08 de março

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

*Dia Internacional da Mulher

A Escritura: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração.” (Lucas 2, 19)

O Papa:Na Igreja, a mediação de Maria, intercessora e mãe, só pode ser entendida ‘como participação nesta única fonte, que é a mediação do próprio Cristo’, único Redentor, e ‘esta função subordinada de Maria, não hesita a Igreja em proclamá-la’. A devoção ao coração de Maria não quer enfraquecer a adoração única devida ao Coração de Cristo, mas estimulá-la: ‘A função maternal de Maria em relação aos homens de modo algum ofusca ou diminui esta única mediação de Cristo; manifesta antes a sua eficácia’. Graças à imensa fonte que brota do lado aberto de Cristo, a Igreja, Maria e todos os fiéis, de diferentes maneiras, tornam-se canais de Água-Viva. Deste modo, o próprio Cristo revela a sua glória na nossa pequenez.” (n. 176)

Refletindo: Nesse Dia Internacional da Mulher, quis trazer estes textos para apresentar  Aquela cujo Coração está profundamente unido a Cristo: sua Mãe Santíssima, Maria. Ela é modelo da mulher que é dócil à Vontade do Pai, que se coloca a caminho, que serve, que não recua diante dos obstáculos, que trabalha, que é sensível e também forte, que sofre e não se deixa consumir pela dor. É um Coração que nos inspira e no qual podemos encontrar refúgio seguro. É nossa Mãe!

Nossa oração: Dirijo-me ao teu Coração Imaculado, Mãe. Ele sempre esteve ao lado de Jesus e certamente está ao meu lado também. Vejo as virtudes que te animaram e sinto-me encorajado a seguir adiante. Como acompanhaste Jesus em sua jornada, acompanha-me também. E quando chegar a minha hora de partir, deixa-me deitar eu teu colo, como assim foi colocado o Corpo Santíssimo de teu Filho Jesus. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em ti!

Para guardar: Mãe, tu participas da única fonte; teu Filho Jesus!


=== Clique em um dos números abaixo para ter acesso a mais conteúdo ===